Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

02.12.2015 16:45

Justiça Comunitária instala posto em Jaciara
Compartilhe
Tamanho do texto:
Mais uma etapa vencida e todas as metas propostas foram cumpridas. Esse foi o resultado do cronograma de ações do programa Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), após a instalação de mais um posto da Justiça Comunitária, desta vez na Comarca de Jaciara (144 km ao sul de Cuiabá), na segunda-feira (30 de novembro).
 
O posto foi inaugurado na Casa da Cidadania, que abriga, além de outros serviços do Estado e do Município, agora atividades da Justiça. Durante a solenidade de instalação do posto, autoridades locais e toda a população, não só de Jaciara, mas dos municípios e comunidades circunvizinhas, estiveram presente, como Juscimeira, Dom Aquino, São Pedro da Cipa e São Lourenço de Fátima.
 
O coordenador do programa, juiz José Antonio Bezerra Filho, discorreu sobre todos os trabalhos desenvolvidos pela Justiça Comunitária. Os presentes se comprometeram em somar esforços para edificar ainda mais os serviços prestados. Na avaliação do juiz, o grande sucesso e crescimento do programa se deve aos parceiros que vêm somando forças no decorrer do ano.
 
“Esse ano a Justiça Comunitária alavancou muito graças aos parceiros que fazem a diferença e que sabem da importância do serviço que levamos àqueles que mais precisam. Por isso fechamos os trabalhos da Justiça Comunitária em 2015 com chave de ouro no que diz respeito às metas”.
 
Além disso, o magistrado destacou ainda os trabalhos dos agentes comunitários que trabalham incansavelmente para bem atender a todos e também de todos os juízes envolvidos e que entenderam a importância dessa causa. “Fomentamos a aprendizagem de cada uma dessas pessoas, que são as multiplicadoras do bem e de informações diretamente nas comunidades carentes. Em cada lugar temos uma grande história de superação, de vida. Agradeço também os magistrados que vestiram a camisa e encamparam essa luta por meio de ações que dignificam aquela pessoa que muitas vezes não tem oportunidade”, ressaltou.
 
O juiz diretor do foro de Jaciara, Francisco Ney Gaíva, falou da importância da instalação do posto da Justiça Comunitária na comarca, uma vez que atenderá a população de toda a região com diversos serviços, inclusive orientações jurídicas. “Temos várias comunidades carentes e esse posto vai facilitar o acesso para aquelas pessoas que procuram pelos serviços que serão ofertados, como mediação e conciliação. É um serviço que vai até o seio da comunidade e que é muito relevante, principalmente porque atenderá também tanto a zona urbana quanto a rural”.
 
Durante o evento, crianças do Projeto Educação e Justiça, da Secretaria Municipal de Saúde, fizeram apresentação por meio do coral e teatro, emocionando a todos.
 
Conforme Francisco Gaíva, já está sendo alinhado o primeiro mutirão a ser realizado ainda em dezembro pela Justiça Comunitária para atender toda a população em parceria com a Defensoria Pública e Ministério Público.
 
Missão - A Justiça Comunitária tem o objetivo de levar cidadania à população por meio de orientações jurídicas e serviços de saúde e educação, como atendimento odontológico e jurídico, emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), vacinação, entre outros.
 
Mais ações - Ainda para este ano estão previstas mais duas ações da Justiça Comunitária. No dia 12 de dezembro ocorrerá a “Expedição Natalina”, na comunidade Cristal, localizada a 112 km do município de Nossa Senhora do Livramento. Esta será uma ação de Natal promovida pela Justiça Comunitária em conjunto com o Programa Bem Viver do TJMT e diversos parceiros. Na oportunidade, serão doados alimentos, brinquedos e roupas a 200 famílias.
 
Já no dia 14 de dezembro, atendendo a uma solicitação do Município de Alto Paraguai, o programa vai realizar o casamento comunitário para cerca de 50 casais. Um evento preparado pela Justiça Comunitária em parceria com o juiz diretor da comarca, Gerardo Humberto da Silva Junior, Prefeitura Municipal e Defensoria Pública.
 
Leia mais sobre o assunto:
 
Justiça Comunitária chega a Barra do Garças
 
Justiça Comunitária inicia trabalhos em Sorriso
 
Leverger recebe mutirão da Justiça Comunitária
 
 
Dani Cunha / Fotos: Prefeitura de Jaciara
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409