Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

21.03.2016 15:56

Lucas do Rio Verde recebe PJe nesta terça-feira
Compartilhe
Tamanho do texto:
Mais um passo em direção à modernização do Poder Judiciário Mato-Grossense será dado nesta terça-feira (22 de março). O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) implantará o Processo Judicial Eletrônico (PJe) em mais uma comarca, desta vez no município de Lucas do Rio Verde (a 354 km ao norte de Cuiabá).
 
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha, acompanhado do juiz auxiliar da Presidência Aristeu Dias Batista Vilella, e diversas autoridades estarão presentes na solenidade de implantação do PJe, que se realizará às 14h, no Fórum local.
 
Aberto à população, após a composição do dispositivo da mesa diretora, o evento vai contar com uma palestra sobre o funcionamento e benefícios do Processo Judicial Eletrônico, ministrada pelo juiz Aristeu Vilella.
 
Para que ocorra a implantação, a equipe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT promoveu a migração de 6.670 processos do sistema Projudi para o PJe, no último final de semana. O procedimento durou em torno de 12 horas. É importante ressaltar que após a implantação o Projudi será desativado na comarca.
 
Treinamentos – Para preparar os usuários para a chegada do novo sistema, o Tribunal de Justiça promoveu na última sexta-feira (18 de março) um treinamento para ensinar advogados, defensores, procuradores e promotores de Justiça da região sobre como operar o PJe. Os servidores e magistrados também foram previamente qualificados para atuar junto ao sistema.
 
PJe - Em abril de 2011, o TJMT assinou convênio com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para adotar no âmbito do Judiciário Mato-grossense o Processo Judicial Eletrônico. O sistema promete revolucionar a forma com o que o país conduz seus processos judiciais, onde toda a tramitação, inclusive a elaboração de peças processuais, ocorre dentro de uma plataforma única.
 
O sistema facilita ainda o cumprimento de prazos, possibilitando o envio de documentos via internet e facultando o acesso permanente a todo o conteúdo dos autos.
 
Na medida em que o processo passa a ser eletrônico, diminui o uso do papel, gerando benefícios ao meio ambiente. Além disso, garante mais transparência, celeridade e praticidade ao processo.
 
Saiba mais sobre o PJe em https://www.tjmt.jus.br/pje/
 
Veja matérias correlatas:
 
PJe: Lucas oferta treinamento para advogados
 
PJe, uma revolução no Judiciário brasileiro
 
PJe: servidores de Lucas passam por treinamento
 
 
 
Mariana Vianna
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409