Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

19.05.2016 11:16

Nosso Judiciário recebe acadêmicos da Unirondon
Compartilhe
Tamanho do texto:
A tarde desta quarta-feira (18 de maio) vai ficar guardada na lembrança de 43 acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) que estão cursando o 1º, 4º, 5º, 7º, 8º e 9º semestres. Afinal, era a primeira vez que a maior parte dos alunos adentrava a sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
A visita guiada com os estudantes faz parte do projeto Nosso Judiciário, que existe desde 2015 e somente este ano já contemplou cerca de 400 estudantes.
 
No tour, os estudantes têm a oportunidade de conhecer de perto as secretarias, protocolo-geral, pinacoteca, sala de reuniões dos desembargadores e os plenários onde se realizam as sessões de julgamentos. O passeio encerra no Espaço Memória, uma espécie de museu onde são preservadas as relíquias históricas do Poder Judiciário.
 
Os acadêmicos foram recebidos pelo juiz auxiliar da Vice-Presidência do TJMT e presidente do Fonamec, Hildebrando da Costa Marques, que participou de um bate papo com os alunos e os aconselhou a seguir um caminho de retidão. “A única coisa que o profissional liberal tem é o nome. Por isso, se eu puder dar um conselho, diria para começarem a carreira de vocês pelo caminho certo. Corram de qualquer oferta de pouco trabalho e muito ganho. O diferencial hoje é ser honrado e correto”, advertiu.
 
O magistrado relembrou ainda do tempo em que cursava o curso de Direito e falou sobre como as coisas mudaram de lá para cá. “Logo que me formei, em 1988, a Constituição Federal mudou. Tive que estudar tudo do início novamente. Hoje, vocês passam por situação semelhante com o novo CPC. Outra coisa que mudou bastante foi em relação à cultura do litígio. Na minha época, nós éramos ensinados a resolver os conflitos através da briga judicial. Agora a Justiça oferece outros remédios para solucionar os conflitos através dos métodos autocompositivos. Espero que vocês se engajem nessa nova cultura da pacificação social”, recordou.
 
O professor João Resende Júnior destacou a alegria que a proximidade com o Poder Judiciário desperta nos alunos. “Diferente de antigamente, hoje todos têm acesso fácil aos magistrados e à Justiça e isso é motivo de alegria para nós. Especialmente porque aqui eles podem ver na prática o que é ensinado em sala de aula. As coisas se tornam mais palpáveis”, afirmou.
 
Ao final da visita, os estudantes receberam um exemplar do Glossário Jurídico e do Guia Prático sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe).
 
Veja outras matérias correlatas:
 
Acadêmicos visitam TJ e batem papo com magistrado
 
Da teoria à prática: acadêmicos conhecem o TJMT
 
Acadêmicos conhecem estrutura do Judiciário de MT
 
 
Mariana Vianna / Fotos: Tony Ribeiro (Agência F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409