Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

20.06.2016 17:49

Justiça Comunitária leva cidadania a Campo Verde
Compartilhe
Tamanho do texto:
Há dois meses Sueli Nunes da Silva Rodrigues, moradora do bairro Recanto do Bosque I, na cidade de Campo Verde (131 km de Cuiabá), aguarda na lista de espera para fazer um exame de ultrassonografia no filho de sete anos que está com incontinência urinária. Neste sábado (18 de junho), após 20 minutos de espera ela finalmente conseguiu ser atendida, graças à realização do mutirão do Programa Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e parceiros, na cidade aonde mora.
 
“Nossa! Estou achando ótimo isso aqui. Tem tudo o que a gente precisa em um só lugar e ainda de graça. Meu filho, João Victor, está sofrendo com a incontinência e eu ficava aflita por não conseguir fazer nada para ajudá-lo. Aproveitei ainda para fazer o RG da minha filha”, contou.
 
Quem atendeu Sueli e o filho dela foi o médico voluntário Nagib Elias Quedes. O médico trouxe sua própria máquina de ultrassom para utilizar no projeto, pois acredita que em uma comunidade unida, todos devem contribuir com algo. “Recebi o convite para participar e aceitei de prontidão, porque acredito que precisamos oferecer um pouquinho do sabemos para ajudar as pessoas mais carentes. Viver em comunidade deveria ser sempre assim, um ajudando o outro. Tem muita gente boa neste país. Se cada um fizesse a sua parte, o Brasil seria um baita lugar para se viver!”, disse.
 
Aos 68 anos, o construtor aposentado Cristiano da Costa Neves reclamava de estar com problema nas vistas. “Tenho que forçar para enxergar de longe e não estou podendo comprar os óculos. Já aposentei, mas faço uns bicos. E, agora com esse problema nas vistas não tenho conseguido trabalhar mais. Eu e minha mulher estamos vivendo do auxílio que recebo e das costuras dela. Vim aqui hoje para tentar resolver isso”, disse Cristiano, antes de ser diagnosticado pelo oftalmologista do programa com catarata e pterígio e de ter recebido medicamentos de graça e de ser encaminhamento para cirurgia.
 
DOAÇÃO - Para a dona de casa Áurea Aparecida, o Justiça Comunitária representou ainda mais que um atendimento. Ela recebeu das mãos do coordenador Estadual do Programa, juiz José Antonio Bezerra Filho, uma cadeira de rodas novinha para a filha Vilma, que ficou impossibilitada de andar há três meses após um Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Já tive um filho cadeirante, mas quando ele faleceu doamos a cadeira dele. Conseguimos uma emprestada para Vilma, mas não temos condições de comprar uma nova. Meu marido está aposentado por invalidez também por causa de um AVC e eu sou dona de casa. Foi um grande presente receber essa cadeira do programa. Estou muito feliz”, relatou a Áurea sorridente, apesar das mazelas da vida.
 
SERVIÇOS – Realizado no Centro Educacional Paulo Freire, está foi a última edição do Programa Justiça Comunitária deste semestre, em vista no início do período eleitoral. Ao todo, 90 parceiros participaram do mutirão, contribuindo para que a população tivesse acesso gratuito a serviços nas áreas jurídica, de saúde e assistência social.
 
Para o coordenador estadual do Programa, juiz José Antonio Bezerra Filho, a existência dos parceiros é fundamental para que o programa aconteça. “Agradeço a todos os parceiros que acreditaram nesta proposta de trabalho e nos ajudaram a fazer a diferença na vida das pessoas. Sem os juízes, os voluntários e os parceiros dificilmente teríamos esse sucesso. O Poder Judiciário realiza programas como este para mostrar à sociedade que o nosso papel não é apenas julgar, mas se aproximar da população e oferecer acesso aos serviços básicos. Todos os poderes estão aqui reunidos com esse propósito”, salientou o magistrado.
 
Segundo o prefeito de Campo Verde, Fábio Schrocter, a cidade recebeu com muito bom grado a vinda do programa. “Tenho certeza que a população vai saber aproveitar muito bem toda essa prestação de serviço. Agradecemos imensamente pelo cuidado que estão tendo com a nossa cidade. Tem serviços aqui hoje que nós nem oferecemos ainda em Campo Verde. A Justiça fazendo um trabalho que não é o seu papel tradicional e isso é fantástico. Se tivessem mais instituições preocupadas em fazer algo a mais, com certeza teríamos um país muito melhor para se viver”, garantiu.
 
A vice-presidente do TJMT, Clarice Claudino da Silva, também se surpreendeu com a receptividade dos cidadãos de Campo Verde. “A resposta ao programa foi muito boa tanto dos parceiros, quanto da população que compareceu em peso. O Justiça Comunitária já existe há 12 anos, mas têm evoluído tanto que se transformou num programa muito abrangente. A nossa maior meta é levar solução para as pessoas e se aproximar da população”, disse a desembargadora que recebeu uma menção honrosa da Câmara Legislativa Municipal.
 
O juiz diretor do Fórum de Campo Verde, André Barbosa Simões, também disse estar satisfeito com os resultados obtidos. “Nós ficamos muitos satisfeitos em ser a última comarca escolhida para encerrar as atividades deste semestre. Houve um grande empenho, especialmente da Dra. Maria Lúcia que tomou a frente da organização do mutirão. A resposta foi tão boa que tivemos que abrir os portões com 30 minutos de antecedência, porque já tinha um número grande de pessoas esperando. Fiquei impressionado também com a receptividade da comunidade. Muitas empresas e pessoas físicas nos procuraram para oferecer ajuda.”, afirmou.
 
JUVAM – O Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) também participou das atividades do Programa Justiça Comunitária em Campo Verde com o jogo Rebojando. O palhaço condutor do jogo, “Curimpampam”, animou as crianças e adolescentes que foram receber atendimento no Centro Educacional com a brincadeira com cunho educativo ambiental.
 
Leia mais sobre o assunto:
 
Campo Verde recebe mutirão da Justiça Comunitária
 
Justiça Comunitária visita comunidade Sucuri
 
Justiça Comunitária: ações fortalecem parcerias
 
Mariana Vianna / Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409