Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

26.07.2016 11:02

Justiça Comunitária realiza ação social em Jaciara
Compartilhe
Tamanho do texto:
Embora o Justiça Comunitária tenha interrompido os mutirões sociais pelo Estado em razão do período eleitoral, o programa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) não cessou com os atendimentos pontuais à população. Na última sexta-feira (22/07), o juiz coordenador da iniciativa, José Antonio Bezerra Filho, e sua equipe foram até o município de Jaciara (a 144 km de Cuiabá), para entregar cinco cadeiras de roda e uma cadeira de banho a pessoas com deficiência que vivem na cidade.
 
“É o pouco que podemos fazer, mas é muito para quem recebe. Cada vez mais o Poder Judiciário vem desenvolvendo ações que vão além do trâmite judicial. Queremos fazer a diferença na vida das pessoas através de ações voltadas para o social. O Justiça Comunitária é isso, não só leva informações e esclarecimentos à população, como também mostra uma nova imagem do Judiciário”, explicou o juiz e coordenador estadual do programa, José Antonio Bezerra Filho.
 
As cadeiras de roda e banho foram adquiridas através de uma parceria firmada entre o Justiça Comunitária e o Juizado Especial Criminal Unificado de Cuiabá (Jecrim), que repassou ao programa valores arrecadados de penas pecuniárias. Ao todo, o montante permitiu a compra de 20 cadeiras de rodas e 10 cadeiras de banho. Dos 30 objetos, 26 já foram doados para pessoas com deficiência de vários municípios do Estado, restando apenas quatro unidades. Mas, segundo o coordenador estadual do programa, em breve novas cadeiras serão adquiridas.
 
O magistrado ressaltou ainda que sem o empenho do juiz Francisco Ney Gaíva, da 3ª Vara Cível de Jaciara, e da esposa dele, Marina Gaíva, o benefício não teria chegado às mãos de quem mais precisa. O casal requereu as cadeiras e realizou um estudo social junto à equipe do Fórum para identificar quais eram os cidadãos que mais precisavam das doações.
 
Segundo Marina Gaíva, durante a passagem do mutirão do Justiça Comunitária por Jaciara, ela se sensibilizou com a carência dos moradores da cidade e resolveu se engajar ainda mais.
“Descobri que o Justiça Comunitária tinha cadeiras de rodas para doar e, junto com a psicóloga e a gestora do fórum, ligamos nas agências de saúde e nos hospitais para selecionar as pessoas que mais precisavam delas. Chegamos a uma lista com 12 nomes, mas a princípio tínhamos apenas três cadeiras disponíveis. Filtramos mais ainda a lista e restaram cinco nomes. Mas, conversamos com o Dr. Antonio Bezerra e ele acabou cedendo mais unidades”, relatou.
 
Ela destacou ainda que foi dada prioridade para quem se encontrava em bom estado de saúde, mas que não conseguia se locomover. “Um dos casos era de uma menina de 20 anos que teve paralisia infantil; outro de um garoto de 23 anos que foi defender o irmão em uma briga, levou uma facada e ficou paralítico; outro foi de um senhor de 60 anos que teve a perna amputada para evitar que o câncer se espalhasse; e por fim, um menino de São Pedro da Cipa, de 23 anos, que sofreu um acidente de carro e usava uma cadeira de fio adaptada para se locomover”, contou Marina, que se comprometeu a continuar acompanhando os casos de perto.
 
“Gostaria de agradecer ao Dr. Antonio Bezerra e ao Programa Justiça Comunitária pela confiança e por ter contemplado a cidade de Jaciara com a entrega das cadeiras de roda e banho. Algumas das pessoas que foram ajudadas possuem renda de R$200 ao mês e se não fossem as doações de amigos e voluntários, não teriam condições nem de se alimentar”, assegurou Marina.
 
Para o juiz e coordenador do Programa Justiça Comunitária na Comarca de Jaciara, Francisco Ney Gaíva, mesmo com apenas oito meses de implantação do programa na comarca, os resultados obtidos têm sido muito positivos. “Estamos cada vez mais entusiasmados com o programa, pois temos tido uma receptividade muito grande por parte da população. Acredito que o trabalho da Justiça é garantir os direitos constitucionais. E por meio da ação do Justiça Comunitária, que trabalha dentro da comunidade, conseguimos resolver questões diversas da população sem que seja preciso recorrer à judicialização”, concluiu.
 
Saiba mais sobre o assunto nas matérias abaixo.
 
Justiça Comunitária auxilia tratamento de criança
 
Programa doa cadeiras de roda em Barão de Melgaço
 
Justiça doa cadeira de rodas para idosos em Poconé
 
Mariana Vianna (com informações do site Dia a Dia do Vale)/ Fotos: Márcio Fidélis
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409