Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

07.07.2016 16:55

Programa doa cadeiras de roda em Barão de Melgaço
Compartilhe
Tamanho do texto:
Durante a última edição do Programa Ribeirinho Cidadão, ocorrida entre os dias 12 e 29 de fevereiro deste ano, o juiz coordenador da iniciativa no âmbito do Poder Judiciário e coordenador do Programa Justiça Comunitária, José Antonio Bezerra Filho, se sensibilizou com as condições de mobilidade e acessibilidade de dois cidadãos paraplégicos que vivem em Barão de Melgaço (113km ao sul de Cuiabá).
 
“Conheci o Milton e o seu Dedé durante a passagem do Ribeirinho Cidadão pela comunidade e fiquei muito emocionado com a situação deles. No caso de Milton, o que me chamou a atenção foi a dedicação da mãe dele, que o carregava e dava banho nele todos os dias. Imaginei como se sentiria um garoto de 26 anos passando por isso. Já o seu Dedé me encantou pela alegria de viver dele, que é contagiante, mesmo com as inúmeras dificuldades que enfrenta. Lembro-me que na época não cheguei a dizer que iria ajudá-los futuramente, pois não sabia ainda como faria isso. Mas fiquei com os dois na minha cabeça e no meu coração”, relatou o juiz.
 
Dois meses depois, em abril deste ano, o magistrado José Antonio Bezerra Filho firmou parceria com o juiz responsável pelo Juizado Especial Criminal Unificado de Cuiabá (Jecrim), Mário Roberto Kono de Oliveira, que fez a doação de um valor arrecadado através de medidas alternativas aplicadas no juizado, as chamadas penas pecuniárias, viabilizando a compra de 20 cadeiras de rodas e 10 cadeiras de banho.
 
A entrega das cadeiras aos beneficiários em Barão foi nesta segunda-feira (4 de julho). O juiz José Antonio, acompanhado da sua equipe de agentes do Justiça Comunitária, foi até a casa dos assistidos. Quem recebeu a cadeira de banho doada ao Milton foi a tia dele, pois na noite anterior o rapaz havia sido levado às pressas à Capital, pois não estava passando bem. A tia dele se emocionou quando viu a equipe com a cadeira, dizendo que ninguém antes havia se sensibilizado com a dificuldade que a família enfrentava.
 
Já seu Dedé estava em casa e não se conteve quando viu a cadeira de rodas novinha e foi de joelhos da porta de casa até o objeto. Antes da doação, ele usava uma cadeira de rodas adaptada. Ele mesmo havia construído a engenhoca por falta de recursos. Entretanto, as dimensões e o peso da cadeira não possibilitavam que ele frequentasse uma série de lugares nem que a utilizasse dentro de casa.
 
“Eu tenho a dizer que eu ‘tô’ muito alegre e muito feliz por ter essa cadeira agora. Eu sou um tipo de cara que não gosta de tristeza, eu gosto de ver todo mundo alegre e feliz. Eu fico muito triste de ver as pessoas brigando. É o meu jeito. A melhor coisa que tem na vida é o jeito que a gente vive. A gente tem que aproveitar bem cada dia, agradecendo a vida que Deus nos deu. Sou grato por estar vivo, pois tem muitos que não têm esse privilégio. Obrigado!”, afirmou seu Dedé.
 
Para o juiz José Antonio Bezerra Filho, o esforço conjunto valeu a pena. “A gente faz tudo de coração. Mas ver a satisfação dessas pessoas faz todo o empenho valer a pena. Acima de tudo, é muito bom saber que podemos fazer a diferença na vida das pessoas. Agradeço a todos que nos possibilitaram realizar o sonho dessas pessoas hoje”, exaltou.
 
Ainda faltam ser entregues onze cadeiras de roda e uma de banho. No próximo dia 22 de julho, três cadeiras de rodas e duas de banho serão entregues para moradores do município de Jaciara.
 
Saiba mais sobre o tema nas matérias abaixo:
 
Justiça faz parceria para doar cadeiras de roda
 
Justiça doa cadeira de rodas para idosos em Poconé
 
Cuiabá: Juvam propicia direito à acessibilidade
 
Justiça Comunitária leva cidadania a Campo Verde
 
 
Mariana Vianna
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409