Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

13.02.2019 17:41

Verde Novo faz plantio em nascente do córrego Prainha
Compartilhe
Tamanho do texto:
O projeto do Verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso em parceria com a prefeitura de Cuiabá, definiu um cronograma de plantio de mudas nativas às margens da nascente do córrego da Prainha. Desta vez a ação está marcada para as manhãs desta sexta-feira e sábado (15 e 16 de fevereiro) às 8h. Serão distribuídas 250 mudas à população e outras 100 plantadas no local.
 
O projeto já disponibilizou mais de 26 mil mudas entre plantio e distribuição desde o seu lançamento em 2017 e conta com a importante parceria do Grupo Petrópolis e do Instituto Ação Verde. O objetivo é recuperar o título de ‘Cidade Verde’ e homenagear os três séculos de existência de Cuiabá, comemorado no mês de abril.
 
Lá se vão mais de 297 anos desde que o bandeirante Miguel Sutil de Oliveira enviou dois índios em busca de mel e ao invés de trazer o néctar das abelhas eles trouxeram pepitas de ouro enroladas em folhas. Ao se maravilhar com essa descoberta, o desbravador subiu afluente do rio Cuiabá até encontrar a nascente do córrego da Prainha. Mas o brilho e agigantamento de outrora, provocados pela descoberta do metal preciso, dá lugar hoje, a uma nascente corroída pela erosão, acúmulo de lixo e falta de árvores.
 
A história do bandeirante foi extraída do livro ‘Cuiabá - de vila a metrópole -' Arquivo Público do Estado de Mato Grosso. “Não podemos deixar de nos atentar para essa história. Assim como a nascente do bairro Morada do Ouro, onde foram plantadas 100 mudas na última ação, nós buscamos durante esse momento histórico – do tricentenário aniversário de Cuiabá – homenagear nossa Capital. Para isso fazemos levantamentos das áreas que precisam receber uma cobertura verde. Juntos com a prefeitura disponibilizamos as mudas, fazemos as covas e passamos a acompanhar onde acontecem os plantios”, pontuou o assessor do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), Sérgio Savioli.
 
A população está convidada a participar tanto do plantio, quanto para receber gratuitamente sua muda. As espécies estão previstas no Decreto Municipal nº 5.144/2012, que prevê a arborização urbana da capital, dando ênfase às plantas nativas do bioma com um percentual de 70%, permitindo que outras espécies possam ser plantadas nos percentuais restantes. Entre as mudas estão espécies nativas como ipês, angicos, aroeiras salsas, pequis, pau brasil, munguba, jambu roxo da Amazônia, Guanandis e Barbatimão.
 
Contato com o Juvam pode ser feito pelos telefones (65) 3642 4064 ou 1953, no endereço eletrônico: juvam@tjmt.jus.br’, ou na sede do Juvam, localizada na rua da Cereja, 355, Bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.
 
Veja mais matérias sobre o assunto:
 
Verde Novo arboriza área com nascente no Morada do Ouro
 
 Verde Novo: Morada do Ouro recebe ação de plantio e distribuição de mudas
 
 Cuiabá possui ilhas de calor com temperaturas até 10º C mais quentes
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409