Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.02.2019 11:19

Verde Novo faz plantio em nascente histórica de Cuiabá
Compartilhe
Tamanho do texto:
Na manhã de sexta-feira (15 de fevereiro), o projeto Verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, realizou mais uma ação de plantio e distribuição de mudas. Dessa vez, foi a nascente do córrego da Prainha, no bairro Consil, que recebeu o plantio de 100 mudas e outras 250 distribuídas gratuitamente aos moradores da região. No sábado (16 de fevereiro), o projeto teve continuidade no mesmo local.
 
Há quase meio século morando às margens da nascente, dona Nilza Bortoluzzi tem muita história para contar. Lá nos idos de 1974, as fortes chuvas que caiam eram comemoradas pelos moradores da região, que saiam com um potinho em punho em busca de pepitas de ouro descobertas pelas enxurradas. Hoje a região faz parte de uma importante área da capital mato-grossense e abriga o bairro Consil.
 
O ‘buracão’, como ela nomeou a nascente, já teve árvores e cobertura, como em uma grota. Hoje, no entanto, o termo vem bem a calhar, um locar que está servindo de lixeira e despejo de esgoto. “Quando chegamos ao bairro, aqui era um ‘grotão’ cheio de mato. Nós o apelidamos de buracão. Hoje em dia até já acostumamos com o mau cheiro e com a falta de educação do povo que joga lixo aí na beira. Esse ano esse lugar virou outro e agora com o pessoal plantando essas mudinhas, isso está mudando. Peguei minhas mudinhas para plantar no quintal de casa e na minha chácara”, contou a moradora.
 
Pensando justamente nessa questão, o projeto Verde Novo busca devolver o título de ‘Cidade Verde’ a Cuiabá. “Nessa região que possui uma nascente do Córrego da Prainha faremos o plantio de árvores nativas como angico, tarumeiro, ipê e ingá, que são espécies resistentes ao clima. Essas espécies vão cobrir e proteger esse solo que está bem degradado e evitar erosões, protegendo o curso d’água, dando sombra e revitalizando o bairro”, comentou o engenheiro florestal do Juizado Volante Ambiental (Juvam), Marcelo de Figueiredo Motta Pinto.
 
Desta vez, a ação contou com a ajuda voluntária do Clube dos Desbravadores de Mato Grosso. “Esse é um momento importante para a sociedade, para Cuiabá e para a natureza. Ações como essa contribuem para a melhoria de todos. Como desbravadores, estamos aqui para atuar e ajudar o Tribunal de Justiça, a prefeitura e todas as instituições que fazem esse trabalho. Essa campanha ‘caiu como uma luva’ aqui nessa região e para toda a Capital, pois recupera as nascentes, arboriza as vias e busca revitalizar a natureza”, disse o coordenador do grupo, Paulo de Tarso.
 
Já a engenheira Rosiani Carnaíta, do Instituto Ação Verde, parceiro no projeto ao lado do Grupo Petrópolis, apontou que a arborização traz frescor, purifica o ar e protege a nascente histórica de Cuiabá. “O primeiro passo foi fazer um levantamento por satélite de áreas que estão descobertas de vegetação ou que carecem de revitalização. Depois, trabalhamos com intuito de arborizar e recuperar as áreas. Um dos pontos que essas árvores trarão para a região é a melhora da qualidade do ar, aqui possui um odor muito desagradável, por conta do esgoto que é lançado na nascente”, ponderou.
 
Leia matérias correlatas:
 
Verde Novo faz plantio em nascente do córrego Prainha
 
Cuiabá possui ilhas de calor com temperaturas até 10º C mais quentes
 
Verde Novo arboriza área com nascente no Morada do Ouro
 
Estrada de Chapada dos Guimarães é arborizada pelo projeto Verde Novo
 
Verde Novo: árvores são solução para clima de Cuiabá
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409