Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

10.05.2019 13:36

Projeto Verde Novo ganha reforço durante plantio em escola
Compartilhe
Tamanho do texto:
O plantio e a distribuição de mudas do projeto Verde Novo, nesta sexta-feira (10 de maio), contou com um reforço para lá de animado e especial. O palhaço Lelé Picolé Curimpampam, do Juizado Volante Ambiental (Juvam) esteve na Escola Municipal de Educação Básica Firmino Leite, bairro Doutor Fábio II, em Cuiabá, juntamente com a equipe do projeto levando mais conhecimento e falando da importância da arborização e preservação do meio ambiente. Ao todo, foram plantadas 24 mudas e distribuídas outras 200 para os alunos, professores, pais de alunos e comunidade.

As crianças assistiram a palestra oferecida pelas engenheiras do Juvam e depois aprenderam brincando, com o jogo Rebojando, um tabuleiro de lona, onde é traçado um percurso e para avançar nas casas é preciso responder corretamente perguntas referentes ao meio ambiente. Depois os pequenos colocaram a mão na terra e fizeram o plantio, aprendendo a forma correta de se plantar, finalizando com o regador.

Essa ação integrada do Juvam, por meio do projeto Verde Novo com o Rebojando é um trabalho em conjunto de grande importância, como ressalta o sargento da Polícia Militar Ambiental Marcelo Luciano Pereira Campos, que interpreta o palhaço.
 
“Todo trabalho que é desenvolvido em equipe traz maiores resultados. Trabalhamos a conscientização ambiental e a equipe do Verde Novo a parte do plantio. Dessa forma esperamos alcançar grandes resultados. Acredito que a criança, se divertindo, brincando aprende muito mais. O lúdico é transformador”, afirma.
 
Júlia Miranda, de sete anos, gosta muita da natureza e gostou mais ainda de ajudar a plantar um pé de Pitanga. “Faz bem para todo mundo, dá fruto, sombra aqui na escola por isso é muito bom”, disse.
 
Quem também ficou empolgado por ter plantado a árvore e também aprender brincando foi Flávio Reis. Ele tem nove anos e disse que aprendeu a cuidar das plantas e não jogar lixo no chão. “É importante cuidar das árvores, foi legal o palhaço vir aqui e jogar o jogo com a gente. Ajuda a apender”.
 
E é justamente esse trabalho de repassar as informações às crianças que é um dos focos do Juvam, como falou a técnica do projeto Verde Novo, Bruna Zeni. “Eles são as nossas sementinhas e essa conscientização ambiental é extremamente importante porque eles levam para casa o que aprendem aqui. Nada melhor do que repassar a eles esse pensamento ambiental. Trazendo isso para a escola é uma forma de atingir os pais e a comunidade.”
 
Para o diretor da escola, Edson Lara Pinto o momento em que estamos vivendo é preocupante e ações como essa realizada na unidade de ensino é de grande valia. “A gente vive com a devastação e todas as formas possíveis de poluição, por isso temos que preparar essa futura geração que está chegando, são eles que vão segurar o meio ambiente. Queremos dar essa colaboração com a nova geração sobre esse assunto. O plantio sempre é importante, uma vez que perdemos o título de cidade verde de tanto que já desmataram. Eu sou do tempo que Cuiabá era a Cidade Verde e essa iniciativa, fazendo a recolocação de espécies nativas é preciso e necessário”, ressalta.
 
Adeneval da Silva Teodoro professor da EMEB Fábio Firmino Leite foi um dos parceiros que buscaram junto ao JUVAM concretizar a ação na escola. O professor apresentou o projeto ‘As Crianças são o nosso Futuro: Conscientizar ainda é o melhor caminho’. No seu escopo estão em resumo ações como a conscientização das crianças por meio de palestras voltadas para a importância de não jogar o lixo no bairro e preservar o meio ambiente; Entrega de materiais didáticos informativos aos alunos e para e a comunidade; Plantio de mudas de plantas frutíferas na escola e no bairro; Entrega de toneis de lixo doados pela empresa de refrigerantes; Incentivo a coleta seletiva para recicláveis na escola e no bairro; e instalação de horta suspensa.
 
 
Neste sábado haverá plantio de 500 mudas frutíferas e nativas, das 8h às 16h, no entorno da Unidade Educacional de Creche e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Marília Inês Pedrollo Salomonino, no Residencial Santa Terezinha, na região do Coxipó. Todos estão convidados!
 
O projeto é desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiente (Juvam), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas.
 
Ciente da responsabilidade em relação às comunidades em que atua, a concessionária Energisa é também uma das mais recentes parceiras do Verde Novo.
 
Leia mais sobre o projeto:
 
Verde Novo participa de plantio na Associação de Deficientes
 
Plantio de mudas leva alegria a alunos de escola no Coxipó de Ouro
 
Caixa de pizza auxilia no plantio de mudas do Projeto Verde Novo
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393/3409