Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

13.05.2019 11:31

Santa Terezinha: voluntariado faz a diferença no plantio de árvores pelo Verde Novo
Compartilhe
Tamanho do texto:
Na manhã de sábado (11 de maio), a estudante de engenharia florestal Ana Beatriz Marques acordou cedo e, mesmo diante de um sol escaldante, não se fez de rogada: acordou os pais e, juntos, foram auxiliar no plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas num bairro próximo a sua casa. O local escolhido foi o Residencial Santa Terezinha, com três mil casas e aproximadamente 11 mil moradores, que recebeu a equipe do Juizado Volante Ambiental (Juvam) e parceiros. Somente ali, nos arredores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marília Inês Pedrollo Salomonino, foram plantadas 500 novas árvores e distribuídas 500 mudas, numa ação que envolveu toda a comunidade ao longo do dia.
 
“Como estudante de engenharia florestal, tenho mais que obrigação de estar aqui. E também é o meu amor, minha paixão que eu tenho pelas árvores e pelo meio ambiente. Isso é bem importante, algo que eu sei que não estou fazendo só para mim e para a minha família, mas que vai ajudar todo mundo. Eu espero também ajudar a cidade, né? A gente mora no Tijucal, e fiquei sabendo da ação pelo pessoal da faculdade e ainda trouxe minha mãe e meu pai, todo mundo veio ajudar. Espero que Cuiabá honre o nome, de Cuiabá Cidade Verde, e torço para que esse projeto permaneça por muito tempo”, afirmou Ana Beatriz.
 
A universitária não foi a única a arregaçar as mangas e colocar, literalmente, as mãos na terra. Somado a ela estavam um grande grupo de voluntários, muitos deles que participaram, no mês passado, de uma ação social desenvolvida com o apoio da sorveteria Matteo Gelato Criativo. A empresa realizou uma ação especial, com a destinação da renda proveniente da venda de sorvetes, em prol da arborização de Cuiabá.
 
Pâmela Isla é uma das voluntárias e também parceira do Verde Novo (Movido Açaí), que ajudou a reunir mais gente e patrocínio para a causa. “A gente acredita muito, principalmente nessa questão do Verde Novo. Realmente, Cuiabá deixou de ser a primeira para ser a 19ª [mais arborizada]. E isso nos assustou muito. Foi aí que a gente resolveu estar à frente, buscando mais parceiros e patrocínio. Acreditei e vesti a camisa. Quando resolvi ser voluntária, foi porque realmente eu acredito e as coisas foram acontecendo. Acho essa parceria super importante. Fui procurar me informar sobre o Verde Novo e vi que eles já fizeram essa ação no meu bairro, o Jardim Imperial. Acho algo muito importante para a cidade”, pontuou.
 
Para o presidente do bairro Residencial Santa Terezinha, Márcio Neres, a ação do Juvam é muito positiva e muito bem-vinda. “Mesmo porque hoje, em se tratando do planeta, é exatamente o que estamos precisando e necessitando para a melhoria do dia a dia. Cuiabá é uma cidade calorosa, e esses projetos vão impactar exatamente na qualidade de vida das pessoas aqui. É muito bem-vindo mesmo. O Juvam está de parabéns, porque a iniciativa impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas. A instituição está olhando para as pessoas, no caminho certo, com certeza”, afirmou.
 
A diretora do CMEI, Eliane Antiga (à esquerda), também agradeceu a iniciativa do juizado. “O Juvam tem feito um trabalho belíssimo, maravilhoso, e com certeza sem essa participação efetiva deles, sem essa iniciativa, nós não estaríamos aqui todos reunidos. Muito obrigada e parabéns mesmo! Nós, do CMEI Marília Inês, estamos extremamente felizes e muito emocionados com a presença de todos os voluntários e parceiros, que estão vindo para melhorar a nossa qualidade de vida, o nosso cotidiano, e também a questão do trabalho com a educação ambiental com as nossas crianças. A ideia é conscientizar as crianças, conscientizar os pais e a comunidade em geral para que depois ocorra o processo mais difícil, que é manter e fazer realmente florescer todas as nossas árvores”, complementou.
 
Também presente ao plantio, o superintendente do Instituto Ação Verde, Vicente Falcão, enfatizou a importância da integração entre poder público e a iniciativa privada. “É a governança, é o controle social, é onde as pessoas participam do processo de melhoria das condições de vida na área urbana, não sobrecarregando o poder público, mas compartilhando essa responsabilidade social intrínseca que cada um tem. E essa ação do projeto Verde Novo vem corroborar tudo isso, vem convidar a sociedade a participar desse processo. Agora é a hora de recuperar a paisagem, trazer de volta a beleza cênica e esse conforto térmico por meio do plantio. Aqui começamos a plantar a semente da arborização neste bairro para Cuiabá ser a ‘Cidade Verde’ de novo”.
 
Abel Nascimento, coordenador do Disque Cidade Verde da Prefeitura de Cuiabá, assinalou que o mais importante de toda essa mobilização é o envolvimento da comunidade, que também se sente responsável pela causa quando participa e ajuda a plantar. “Estamos aqui para orientar. Já fazemos isso há mais de 20 anos, já plantamos mais de 200 mil árvores com a comunidade e com um sem número de voluntários. Esse é um movimento lindo e maravilhoso, e a cidade precisa disso. Ela precisa desse envolvimento porque aqui é um calor escaldante. O Verde Novo, dos 300 anos de Cuiabá, vem para fazer a diferença no processo. Junto com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá, o Juvam fez a diferença. Se mais pessoas se envolverem, milhões de árvores serão plantadas em Cuiabá. Parabéns ao Juvam, ao Verde Novo, ao Tribunal de Justiça, que está fazendo um papel importantíssimo de mobilização social”.
 
O crescente apoio da população ao projeto Verde Novo é perceptível, segundo os responsáveis pela ação. Para o assessor do Juvam, Sérgio Savioli Resende, a cada dia mais pessoas têm se disponibilizado a ser voluntário no plantio. “As pessoas estão começando a tomar conhecimento da importância da arborização. Isso para a gente é o que é mais gratificante. As pessoas vieram realmente pelo trabalho social, entenderam a importância, querem participar, já perguntaram se podem ser voluntários em outras ações. Todo mundo que quiser participar, o projeto está à disposição. É só acompanhar o calendário de plantio e seguir a #projetoverdenovo no Instagram. Ali a gente noticia todas as ações que vão acontecer e quem quiser participar, é só aparecer”.
 
Em relação às mudas plantadas no residencial Santa Terezinha, Sérgio destaca a importância na manutenção das mudas. “A gente escolhe sempre um lugar perto de uma escola para que a ter o apoio da educação. A gente tenta trabalhar isso primeiro com as crianças, porque elas são multiplicadoras, e depois tenta levar isso para dentro das casas, para que os moradores adotem as árvores. Estamos chegando perto do período de estiagem e se a gente fizer o plantio e não tiver chuva, todo esse trabalho que a gente fez é em vão. Então, precisamos muito do apoio da sociedade agora. Passamos pelo bairro, estamos chamando todo mundo para ajudar a regar a muda. Basta trazer um balde com água e jogar um pouco na planta uma vez ao dia”, observou.
 
Na parte da tarde, os parceiros realizaram uma ação voltada às crianças, com muitas brincadeiras, conduzidas pelo palhaço Lelé Picolé Curimpampam, interpretado pelo sargento da PM Ambiental Marcelo Campos (Juvam). Também houve distribuição de guloseimas, açaí e sorvete para refrescar a criançada durante as brincadeiras.
 
A próxima ação do projeto Verde Novo será no próximo sábado (18 de maio), na Arena Pantanal. “Lá serão 300 mudas, junto com outro projeto chamado 300 sombrinhas, que é da UFMT e da OAB. Todo mundo que mora no entorno está muito mais que convidado a participar desse evento. Vai ser mais uma oportunidade de fazer a diferença na Capital”.
 
Leia matérias já publicadas sobre o assunto:
 
Projeto Verde Novo ganha reforço durante plantio em escola
 
Verde Novo promove plantio e distribuição de mudas nesse final de semana
 
Verde Novo: Sorvete Solidário arrecada R$ 5 mil em vendas que serão convertidas em plantio
 
 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409