Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

28.08.2020 16:23

1ª Jornada da Inovação fala de mudança cultural e propõe desafios para aperfeiçoar Judiciário
Compartilhe
Tamanho do texto:
O segundo encontro da Jornada da Inovação do Judiciário de Mato Grosso promoveu a mudança cultural entre os servidores e magistrados e propôs desafios em busca de novos caminhos rumo a maior eficiência da Justiça. "Cada um tem o direito de colocar um tijolinho de seu esforço para edificar o que estamos construindo e se chama Inovação". Essa foi uma das falas do diretor executivo da Gartner, Hiraclis Nicolaidis, que participou como convidado do evento realizado online e gratuito, na manhã desta sexta-feira (28 de agosto), promovido pelo Núcleo de Inovações e se você perdeu pode rever AQUI.
 
A 1ª Jornada da Inovação tem o objetivo de aprimorar a cultura de pro-atividade e a soluções de dificuldades por todos os servidores do Judiciário. O evento está sendo realizado desde o dia 17 de agosto e ainda contará com outros três encontros, promovidos de 15 em 15 dias - com o encerramento dia 9 de outubro. O Webinário é realizado de forma virtual e gratuita e é destinado ao público interno, mas está sendo transmitido por meio do perfil oficial no Youtube para o público externo devido aos vários pedidos. Nessa etapa participaram por meio do canal no Youtube, 380 pessoas e na plataforma do Webex do Conselho Nacional de Justiça, foram 332 registros.
 
Inovando até na hora da apresentação, o evento contou com o formato do julgamento do tribunal do júri contando com 'oitivas' com testemunhas, colheita de provas, debates, conclusão e sentença. O júri foi presidido pelo juiz-auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Luiz Octávio Saboia, e contou com as participações do juiz de Roraima, Esdras Silva Pinto (acusação), do juiz federal de Mato Grosso, Rafael Leite Paulo (defesa) e do diretor do Programa Executivo na América Latina da Gartner que participou como testemunha.
 
A simulação foi levada a sério pelos participantes e o debate alcançou níveis excepcionais de conteúdo. "É possível promovermos mudanças que venham de baixo para cima. Além disso, com o incentivo da alta gestão - representada pelo presidente Carlos Alberto Alves da Rocha - essas iniciativas são de extrema relevância. Logo precisamos de engajamento de todos para construirmos um caminho novo no judiciário com novas possibilidades", pontuou Saboia.
 
Para o 'advogado', Rafael Leite, os servidores se sentirão cada dia mais integrados e representados sabendo que são parte fundamental para encontrar aperfeiçoamentos. "Cada uma das iniciativas, tentativas de aprimorar, de inovar e de fazer uma mudança institucional traz para nós - que estamos envolvidos com a Justiça - o sentimento de que finalmente aqueles velhos problemas estão sendo resolvidos. Pode ate ser que essa tentativa não leve direto à solução, mas é um pequeno passo rumo a essa melhoria", comentou.
 
Hiraclis acrescentou em sua explanação que o mais difícil é começar a fazer algo. "A coisa mais fácil é reagir. A segunda coisa mais fácil é a gente responder. Porém a mais difícil certamente é iniciar - essa fala do CEO, Seth Godin vem no cerne da questão. Então o maior desafio que fica para todos os servidores é começar a ter hack de cultura e isso estará de acordo com os esforços dessa administração", concluiu.
 
No próximo evento a Jornada contará com as participações da Consultora Thelma Tavares, na condição de testemunha que falará sobre 'Mindset e o novo normal'. A promotoria será representada pelo Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação na Justiça Federal do Rio Grande do Norte.David Montalvão; e a defesa juíza em Cuiabá, Ângela Regina Gama.
 
Saiba mais sobre a 1ª Jornada da Inovação:
 
Judiciário de MT está um passo adiante diz executivo que participará da Jornada da Inovação
 
 
Abertura da 1ª Jornada da Inovação é marco histórico para cultura do Judiciário mato-grossense
 
 
1ª Jornada da Inovação é elogiada por especialistas ligados à área da tecnologia e do Direito
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br