Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

02.07.2021 18:47

Parceria entre Judiciário e Equipe do Cuiabá mostra cidadania em prol da Adoção
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Equipe do Cuiabá deu exemplo de cidadania na partida de ontem (01/07/21), contra o Flamengo na Arena Pantanal, na Capital. Os jogadores entraram com uma faixa de apoio à causa da Adoção. A ação faz parte de uma campanha em parceria entre o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça e o Cuiabá Esporte Clube, único representante do Estado no Campeonato Brasileiro da Série A. O objetivo é esclarecer e desmistificar o tema.
 
A faixa lembrou que o mês dedicado à Adoção terminou (Maio), mas a causa continua sendo de extrema importância e a participação de ídolos é essencial para que a população desperte o interesse pela temática. A campanha continuará pelas Redes Sociais do Dourado e do TJMT e demais veículos. Os jogadores também gravarão depoimentos.
 
Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) do Conselho Nacional de Justiça o Brasil tem quase 30 mil crianças acolhidas (29.340) e 4.341 aptas à adoção. Em Mato Grosso são 430 crianças acolhidas e 55 aptas à adoção, isso por que há uma série de procedimentos para que os pais tenham destituído o poder familiar, ato que autoriza a adoção. Pouco mais de 800 famílias estão na fila para a Adoção em Mato Grosso. Determinado número de candidatos prefere um perfil de idade, sexo e cor das crianças, fato que dificulta a adoção.
 
Isso precisa ser mudado e vem ocorrendo gradativamente por meio de campanhas e da conscientização de cada um dos candidatos à adoção. É um trabalho lento, mas muito importante para que consigamos restituir o direito de uma criança a ter seu lar e sua família. A parceria com o Cuiabá Esporte Clube renderá excelentes resultados à sociedade e nossas crianças. Adotar é um ato de amor. Nossos representantes no Brasileirão certamente ganharão ainda mais torcida”, explicou o corregedor-geral, desembargador José Zuquim Nogueira.
 
Em todo território nacional, a Corregedoria-Geral da Justiça de cada Tribunal de Justiça Estadual é a responsável pelo tema adoção, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) e das Varas de Infância e Juventude, além de campanhas e esclarecimentos.
 
“É motivo de muita alegria a parceria firmada entre o Cuiabá Esporte Clube e o Poder Judiciário estadual na busca de incentivar as adoções. As crianças e adolescentes disponíveis para a adoção serão lembrados e, em breve, visualizados, possibilitando que interessados tenham ciência do perfil de cada um. Nosso desejo é proporcionar encontros de amor. Só amamos o que conhecemos e a paixão nacional irá nos auxiliar nisso”, considerou a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Christiane da Costa Marques Neves.
 
JET - O Juizado Especial do Torcedor conduzido pela juíza Patrícia Ceni tem atuado nos principais jogos realizados na Arena Pantanal. Durante a partida foram registradas cinco prisões, cinco tentativas de invasão e cinco transações penais.
 
“O papel do JET é preponderantemente de Defesa do consumidor, mas também em casos ligados a Segurança Pública. Nós também trabalhamos em conjunto com a Polícia, por exemplo. Damos efetividade à Justiça ainda no local”, explicou a juíza que atua no Juizado do torcedor desde seu início em 2019.
 
O trabalho em parceria entre as instituições de Segurança evitaram aglomerações neste momento de Pandemia.
 
Leia mais:
 
Juíza do JET faz alerta: evitem aglomerações de torcidas
 
 
Pretendentes à adoção em todos os municípios de MT poderão fazer curso on-line
 
 
Audiência debate formas seguras para dar visibilidade a crianças e adolescentes aptos à adoção
 
 
Ranniery Queiroz/ Fotos: Ascom Cuiabá Futebol
 
Assessor de imprensa CGJ/TJMT