Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

05.05.2022 16:13

Novas turmas do treinamento Pauta Concentrada terão aula a partir do dia 18
Compartilhe
Tamanho do texto:
Continuam abertas as inscrições de quatro turmas do treinamento “Pauta Concentrada” para advogados e advogadas inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), que atuam nos Juizados Especiais ofertadas pelo Poder Judiciário, por meio da Escola dos Servidores.
 
Esta capacitação é uma parceria da OAB-MT, Escola Superior da Advocacia (ESA), COJESP e do Poder Judiciário, através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). O curso gratuito e as novas turmas terão aulas nos dias 18,19, 25 e 26 de maio.
 
Para participar, o(a) advogado(a) deve procurar a ESA, na sede da Seccional, no Centro Político-Administrativo, para fazer a inscrição, enviar E-mail (escolasuperiordeadvocacia@oabmt.org.br) ou ligar nos telefones (65) 3613-0956 e (65) 3613-0957.
 
Temas O treinamento será realizado pela plataforma da Escola dos Servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Em duas horas-aula o instrutor da capacitação, o mediador do Nupemec, Ubiracy Nogueira Félix abordará os temas: Principais características da Mediação de Conflitos; Mediador: seu papel, seu perfil e suas habilidades; Relevantes Contribuições do Advogado para a Mediação; A Ética na/da Mediação; Processo e Técnicas de Mediação; e Mediação: um Novo Mercado para a Advocacia.
 
 
Horários
 
18/05 14h às 16h
19/05 09h às 11h
25/05 09h às 11h
26/05 14h às 16h  
 
A Escola dos Servidores emitirá um Atestado de Participação mediante solicitação do participante através do e-mail: escola.planejamento@tjmt.jus.br, após a finalização do treinamento.
  
Pauta Concentrada – É uma inovação desenvolvida pela coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais de Cuiabá/MT (Cejusc) e juíza do Juizado Especial do Jardim Glória da Comarca de Várzea Grande, Viviane Brito Rebello. Implantado inicialmente nos dois juizados especiais de Várzea Grande e sete de Cuiabá e depois expandida para os Juizados de Rondonópolis, Sinop e Cáceres, o projeto conta com a parceria do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), do Nupemec, do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais.

A Pauta Concentrada consiste em agendar a audiência de conciliação dos processos distribuídos em determinado mês para a última semana do mês seguinte, concentrando a pauta e dando um tempo adequado para que os representantes das empresas estudem o caso e levem uma proposta para a mesa de negociação. Outra alteração realizada foi a obrigatoriedade da reclamada apresentar uma proposta de acordo, além disso o tempo de audiência foi ampliado para 20 minutos.
 
Por enquanto, o projeto alcança casos que tenham as empresas Vivo/Telefônica e Energisa como parte do processo. A ideia é que mais empresas integrem a Pauta Concentrada. 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. ParaTodosVerem – Descrição da imagem: Arte ilustrativa com fundo azul, com a frase Projeto Pauta Concentrada.
 
Nos links a seguir você tem acesso a outras matérias sobre Pauta Concentrada
 
Novas turmas do projeto “Pauta Concentrada” estão com inscrições abertas
 
Judiciário promove treinamento para advocacia sobre conciliação e Pauta Concentrada
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br