Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 03/12/2009   16:25 

Compartilhe: 

Mutirão do júri já cumpriu mais de 70% da meta

Mutirão do júri voltado à Meta 2 já cumpriu mais de 70% da meta
 
            Até o final da tarde desta quinta-feira (3 de dezembro), 74% dos julgamentos de crimes dolosos contra a vida marcados para a semana do Mutirão do Júri na Comarca de Várzea Grande já estarão concluídos. A meta estabelecida foi de 100 julgamentos no prazo de cinco dias, começados na última segunda-feira (30 de novembro) e devendo ser finalizados amanhã (4 de dezembro). A mobilização foi desencadeada pela juíza titular da Primeira Vara Criminal da comarca, Maria Erotides Kneip Baranjak, com vistas ao cumprimento da Meta 2 definida pelo Conselho Nacional de Justiça.
 
           “Com a participação de todos conseguiremos ficar bem próximos à meta estipulada para este mutirão e, até o final do ano, terminaremos o restante dos processos relacionados à Meta 2“, antecipou a juíza, animada com as perspectivas positivas. O Conselho Nacional de Justiça estabeleceu em fevereiro deste ano dez metas de alinhamento para serem alcançadas pelos tribunais, sendo a Meta 2 a identificação dos processos judiciais mais antigos e a adoção de medidas concretas para o julgamento de todos aqueles distribuídos até 31 de dezembro de 2005.
 
           “Geralmente, os tribunais do júri são realizados nos meses de março, junho e setembro. O resultado do mutirão realizado em Várzea Grande corresponderá a dois anos de trabalho, isso levando em consideração todas as pressões que os casos remetem”, observou a juíza titular da Primeira Vara Criminal, apontando para a excelência do resultado. Até o momento, apenas cinco julgamentos da pauta não ocorreram, alguns em decorrência de falecimento do réu, outros em virtude de pleitos apresentados pela defesa. Todos esses processos foram devidamente substituídos.
 
            A iniciativa inédita da Primeira Vara Criminal vem sendo desenvolvida em caráter simultâneo, em vários locais. Além do Fórum da Comarca, a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, a Câmara Municipal, a Prefeitura de Várzea Grande, o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e o Município de Nossa Senhora do Livramento também sediam os júris populares. Ao todo, 14 juízes, 14 promotores de justiça, 30 advogados e cinco defensores públicos, além de 250 jurados, estão atuando, com a realização de dois júris por magistrado.
            
            Leia notícias correlatas:
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tj.mt.gov.br