Novos juízes assumem função no interior do Estado
Os novos juízes empossados na última sexta (15 de junho) pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, já estão se inteirando sobre os processos em andamento na comarca onde começaram a atuar nesta segunda-feira (18 de junho), além de se reunir com autoridades locais e se apresentar à sociedade local.
![]() |
A juíza Luciana de Souza Cavar Moretti já realizou quatro audiências de instrução na Comarca de Juscimeira (157km a sul da Capital) no seu primeiro dia como magistrada. Ela também se apresentou aos membros do Conselho Tutelar, do Conselho do Idoso e dos Detentos e falou com a imprensa local. “Fui muito bem recebida e estou adorando a cidade. Acho que serei feliz aqui”, afirmou a nova juíza.
|
Luciana comunicou que terá residência fixa na cidade, o que agradou a população local que tinha acesso ao juiz duas vezes na semana, tendo em vista que o juiz Francisco Ney Gaíva é da Comarca de Jaciara e atuava em Juscimeira cumulativamente. Hoje Luciana ainda vai determinar a publicação de portaria de correição que se iniciará nesta terça-feira (19 de junho). A medida servirá para que a magistrada tenha um levantamento de como está o andamento dos processos, que a princípio giram em torno de 3,2 mil. Ainda hoje ela também se reúne com os 12 servidores efetivos da comarca.
Já o juiz Renato José de Almeida Costa Filho, que começou a atuar na Comarca de Colniza (1.065km a noroeste da Capital), unidade que tem maior abrangência no Estado em termos geográfico, com 27.948 km², levantou o número de processos em cada vara e juizado, ao todo, 7,2 mil feitos. Ele já começou a se preparar para o Tribunal do Júri que presidirá na próxima semana.
|
![]() |
Amanhã (19 de junho) de manhã, o novo magistrado de Colniza fará visitas institucionais no Ministério Público, Delegacia da Polícia Civil e Militar e na Cadeia Pública. Na quarta (20 de junho), ele se reunirá com agentes políticos da localidade.
![]() |
O juiz Leonardo de Araújo Costa Tumiati, da Comarca de Vila Bela da Santíssima Trindade (521km a oeste de Cuiabá), identificou que a grande demanda na sua região são as ações de natureza previdenciária. Na comarca tramitam 5,9 mil processos. Esta semana Leonardo vai se apresentar ao prefeito Wagner Vicente, aos membros da Câmara de Vereadores e órgãos públicos ligados à Justiça.
|
A magistrada Henriqueta Fernanda Chaves Alencar Ferreira Lima foi recepcionada por uma solenidade na Câmara de Vereadores da Comarca de Itaúba (600 km a norte de Cuiabá). Ela assinou o termo de exercício da função diante das demais autoridades de Itaúba e do Distrito de Santa Helena. Além do prefeito, vereadores, o delegado de polícia, representantes da polícia militar e da OAB prestigiaram o evento. | ![]() |
“Fui muito bem recebida. É uma cidade pequena e tem população carente. Eles se mostraram felizes pelo fato de pela primeira vez ter um magistrado residindo na comarca. Acredito que transmita mais confiança morar aqui, ter contato mais constante e próximo da comunidade”, pontuou a juíza, que responderá por quase três mil processos. A magistrada também informou que realizou uma reunião com os servidores que compõem a equipe na comarca, bem como com o gestor-geral da unidade.
![]() |
Um pouco mais distante, a Comarca de Nova Monte Verde (968km a norte de Cuiabá), com cerca de sete mil processos, recebeu a nova magistrada Laura Dorilêo Cândido. Ela destacou que a cidade é agradável e parece bastante tranqüila. “Fui bem recepcionada, os servidores demonstraram interesse. Tenho boas expectativas e conseguiremos desenvolver um ótimo trabalho em prol da sociedade”, salientou a magistrada.
|
Para o juiz Pierro de Faria Nunes, que assumiu a Comarca de Rio Branco (356km a oeste da Capital), a fase é de interação com a unidade judiciária. “Achei a comarca organizada. Estou conversando como gestor e conhecendo os servidores que se dispuseram a prestar bons serviços em prol da sociedade”, pontuou o magistrado, que passa a responder por 3,5 mil processos.
|
![]() |
Veja matérias correlatas:
Fotos: Jocil Serra/Agência Phocus
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tj.mt.gov.br
(65) 3617-3393/3394