Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 15/03/2013   17:14 

Compartilhe: 

Posto do Juizado é reaberto no Procon

 
 
No dia em que se comemora os direitos conquistados pelo consumidor (15 de março), o Poder Judiciário de Mato Grosso reabriu o Posto de Atendimento do Juizado Especial Procon (Pajep), em Cuiabá, garantindo uma prestação jurisdicional mais rápida à população. A medida agiliza a resolução dos conflitos nascidos dentro da instituição, já que todas as conciliações realizadas pelo Procon serão imediatamente protocoladas no Pajep para serem homologadas por um juiz.
 
Aquelas ações que não tiverem acordo entre partes também serão enviadas ao posto para que sejam protocoladas em um dos Juizados Cíveis da capital e também marcada audiência. Nesse caso, as partes sairão do juizado sabendo onde o processo tramitará e o dia e hora em que a audiência será realizada.
 
Durante a cerimônia de abertura, realizada às 14h, na sede do Procon, o presidente do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, definiu os juizados especiais como “as vitrines do Judiciário, porque é a partir dele que a Justiça chega a uma camada maior da população, principalmente àquela que tem menor composição de renda”. Atualmente esse segmento da justiça estadual é responsável pela tramitação de aproximadamente 22% dos processos e, segundo Perri, os juizados recebem hoje o maior número de processos distribuídos.
 
De acordo com o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Mário Kono, a reinauguração do posto vem ao encontro do que a Corregedoria busca, uma justiça mais célere e próxima do cidadão. Ele afirmou ainda que os juizados estão com uma demanda muito grande de processos, isso porque o consumidor está acreditando e respeitando mais a Justiça Estadual. Em complemento, o presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, lembrou que o posto é um sonho antigo que foi desativado e agora volta a funcionar. Ele ressaltou que um dos focos da gestão é a prestação jurisdicional mais célere, simples e eficaz, princípios inerentes ao juizado especial.
 
O novo setor vai trabalhar com quatro servidores do Judiciário em uma sala cedida pelo Procon. A reabertura do posto é resultado da assinatura de um Termo de Cooperação entre Judiciário e Executivo e, segundo o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, levará à população a eficácia do direito à cidadania. Segundo ele, o Procon tem hoje 33 postos e somente na sede, em Cuiabá, são atendidas cerca de 400 pessoas por dia, com alto de índice de conciliação.
 
 
Keila Maressa/Juliana Polippo
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394
 
Leia mais sobre o assunto nos links abaixo.