Expedição Justiça Sem Fronteiras resulta em 1.513 atendimentos no Eixo Justiça
A primeira edição da Expedição Justiça
Sem Fronteiras, realizada entre os dias 1 a 9 de julho, por meio da Justiça
Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e mais de 40
parceiros, resultou em 1.513 atendimentos,
somente no Eixo Justiça. No total, foram realizados 28.027 procedimentos,
considerando todos os serviços de Justiça, cidadania, educação, saúde,
sustentabilidade, além de doações que foram proporcionados às comunidades que
vivem na fronteira com a Bolívia.
Os atendimentos ocorreram na Agrovila Nova
Esperança (Cáceres) e nos distritos de Vila Picada (Porto Esperidião) e Santa
Clara do Monte Cristo (Vila Bela da Santíssima Trindade), graças à adesão ativa
das instituições parceiras e dos órgãos governamentais envolvidos, cuja
colaboração logística, técnica e financeira foi essencial para o alcance dos
objetivos propostos. Conforme relatório da Coordenadoria Estadual da Justiça
Comunitária, “a sinergia entre Judiciário, Executivo, Legislativo e sociedade
civil permitiu otimizar recursos, ampliar a capilaridade das ações e garantir a
qualidade do atendimento nas localidades atendidas”.
De acordo com o diretor do Centro de Conciliação da Seção Judiciária de Mato Grosso, Cláudio Aparecido da Silva, o trabalho foi possível graças à
parceria com o TJMT e também ao apoio de magistrados e servidores da Justiça
Federal que ficaram na retaguarda, atuando remotamente.
“Eu tenho como bastante positiva essa primeira participação da Justiça Federal nesse trecho aqui e eu acredito que a gente só tem a contribuir para os demais eventos que porventura virão. A gente vai aperfeiçoando a aquilo que é preciso aperfeiçoar no decorrer dos trabalhos. E eu reitero a minha profunda gratidão pelas pessoas que nos acolheram tão bondosamente, tão carinhosamente. Me senti bastante em casa. Agradeço também pelo apoio de todos os colegas de outras unidades de trabalho. É uma família muito grande e com um propósito único de fazer o melhor e oferecer um bem-estar para uma comunidade tão carente, que estava precisando de auxílio em todas as áreas”.
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O juiz coordenador da Justiça Comunitária e da Expedição
Justiça Sem Fronteiras, José Antônio Bezerra Filho, em discurso realizado aos
expedicionários, ao final do último dia de mutirão, agradeceu a todos os
envolvidos no projeto.
“Quero agradecer a todos aqueles que vestiram a
camisa conosco durante nove dias. Sabíamos dos desafios que nós iríamos
enfrentar e mantivemos esse grupo unido do início ao fim. Esse mérito eu atribuo
a vocês porque não é qualquer um que sai do seu lar e vem para esse desafio da
Justiça Sem Fronteiras com o espírito de servir. E
isso mostrou o espírito de civismo que cada um traz em si, que é a vontade de
se doar, vontade de fazer, vontade de ser diferente, vontade de pensar
diferente, vontade de agir diferente e, mais que isso, se colocar no lugar do
próximo. Então, em nome do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador
José Zuquim, eu só tenho a dizer a vocês o meu muito obrigado”.
Confira os resultados dos atendimentos realizados pelos parceiros do eixo Justiça:
Coordenadoria Estadual da Justiça Comunitária – 104 atendimentos relativos a orientações jurídicas, homologação de acordos extrajudiciais, decisões interlocutórias com tutela antecipada e consultas processuais.
Justiça Comunitária de Cáceres – 17 procedimentos relativos a orientações jurídicas, encaminhamentos a serviços e solicitação de segunda via de certidões.
Centro
Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc das Comarcas de Cáceres e Vila Bela
da Santíssima Trindade) – 40 procedimentos
relativos à regularização de guarda de menores,
informações sobre agendamento de audiências, orientações jurídicas, termo de
paternidade voluntária, Programa Pai Presente com teste de DNA, consultas
processuais e encaminhamentos administrativos e judiciais.
Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso - 224 procedimentos referentes a atendimentos jurídicos e orientações especializadas, solicitações de segunda via de documentos, proposituras de iniciais para retificação de registros civis e proposituras de iniciais de direito de família.
Justiça Federal – Seção Judiciária de Mato Grosso – 25 procedimentos atinentes a orientações jurídicas sobre pensão por morte, aposentadoria, transporte de táxi-fronteira, opção de nacionalidade e ações judiciais.
Defensoria
Pública da União - 135 procedimentos
referentes à regularização migratória, solicitação de
opção de nacionalidade, direito previdenciário, regularização de CPF de
estrangeiro, solicitação de segunda via de certidões, solicitação de
naturalização, processos administrativos e atuação em processo criminal.
Ministério
Público do Estado de Mato Grosso - 74
procedimentos referentes a atendimento a pessoas com deficiência e
viabilizando a emissão imediata da carteira de pessoa autista em parceria com a
Secretaria de Assistência Social, acompanhamento de conflitos familiares
(guarda, alimentos e divórcio) junto à Defensoria Pública e ao CEJUSC; palestra
sobre violência sexual contra crianças com o juiz coordenador do projeto e o
Conselho Tutelar, diligências domiciliares em famílias vulneráveis, em
cooperação com o Gefron, o Judiciário, o Conselho Tutelar e a equipe de Saúde
municipal, implementando melhorias no transporte escolar e na infraestrutura da
escola que sediou o mutirão, e restabelecendo benefícios assistenciais
indevidamente cortados, assegurando a proteção de grupos vulneráveis e a
efetividade de políticas públicas essenciais.
Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso - 499 procedimentos relativos a alistamento eleitoral, transferência de domicílio, revisão de dados cadastrais, quitação de débitos, regularização de multas, além de orientações sobre os serviços da Justiça Eleitoral.
Comissão Estadual Judiciária de Adoção – CEJA/TJMT - 395 procedimentos referentes à divulgação dos serviços realizados pela Comissão, quais sejam: Entrega Legal, Programa Padrinhos, Adotar é legal; realização de palestras em escolas da rede municipal e estadual voltadas aos professores, conselheiros tutelares e servidores da secretária de saúde dos municípios, depoimento sem dano (audiência virtual), além da distribuição de material informativo.
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Celly Silva / Foto: Josi Dias
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
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