Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

06.03.2012 08:50

Novas ferramentas dinamizarão Justiça de MT
Compartilhe
Tamanho do texto:
Representantes da Presidência, Vice-Presidência, Corregedoria-Geral da Justiça, Diretoria-Geral, Coordenadoria Judiciária e Secretarias, além de desembargadores, participaram de reunião nesta segunda-feira (5 de março) na qual o coordenador de Tecnologia da Informação do TJMT, Carlos Campelo, explicou pormenorizadamente as mudanças das ferramentas virtuais que prometem trazer melhorias para o Poder Judiciário do Estado. O encontro ocorreu no Plenário 1 do TJMT.
 
Entre as principais mudanças estão a implantação do Sistema Primus, que substituirá o Atenas, Geacor e o Gedoc, e o Julgamento Virtual, que tem previsão para início das atividades para o dia 2 de abril deste ano. Por intermédio dele agravos de instrumento, agravos internos e embargos de declaração serão julgados sem que os magistrados se reúnam pessoalmente, economizando tempo e dinamizando o cumprimento de decisões. A maioria dos avanços, com exceção dos conduzidos pelo Conselho Nacional de Justiça, estará disponível ainda no primeiro semestre deste ano.
 
No caso do Sistema Primus o coordenador esclareceu que todo o desenvolvimento foi realizado em parceria com os gabinetes que compõe a Segunda Câmara Cível do TJMT (desembargadores Maria Helena Gargaglione Povoas, Clarice Claudino da Silva e Pedro Sakamoto). Eles atuam no sistema desde o mês de novembro de 2011 e sugeriram alterações e implementações para melhorias.
 
“Fomos selecionados para diagnosticar inconsistências do sistema. Hoje posso dizer que do ponto de vista do gerenciamento, que é o principal motivo para sua criação, está 100%. Do ponto de vista de segurança também é excelente. Precisamos de uma senha do assessor e outra contra-senha do gabinete para efetuarmos qualquer alteração nos votos. Conforme Campelo explicou, não podemos perder a senha, pois nem mesmo a Informática tem seu registro”, destacou o assessor de gabinete Wellington Corrêa, que participou ativamente no desenvolvimento da ferramenta.
 
O coordenador da TI informou que foram efetuadas 65 melhorias no Primus, 41 foram concluídas, sendo 12 somente no novo editor de textos. Outras 24 estão em andamento com previsão de término para o próximo dia 30 de março. “Será um divisor de águas. Ouvimos todas as indicações de pessoas que atuam diretamente com as ferramentas, isso dará maior coerência na utilização”, pontuou o coordenador, ao explicar que o Geacor e o Gedoc serão mantidos para consulta. Quanto ao editor de textos, o programa será o mesmo utilizado no Processo Judicial Eletrônico (PJe). O coordenador também apresentou o Controle Interno Administrativo (CIA), programa de gestão e controle de documentos, expedientes e processos, que proporcionará a oportunidade de criar o documento dentro do próprio sistema.
 
Na área judiciária, o coordenador de TI ressaltou o Processo Judicial Eletrônico (PJe), que substituirá gradualmente os sistemas Proteus, Apolo e Projudi. O PJe começou a funcionar, como projeto piloto, no dia 5 de dezembro no Juizado Especial da Fazenda Pública, no Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá, instalado na mesma ocasião. A programação de instalação segue para a Comarca de Barra do Bugres (168 km a médio-norte de Cuiabá), depois Juizados Especiais e Comarca de Cuiabá, Comarcas de Primeira Entrância e o Tribunal de Justiça.
 
“Todas as substituições melhorarão muito o gerenciamento e a elaboração dos documentos. Temos a tecnologia, mas estamos aprimorando a metodologia para publicar os acórdãos no mesmo dia da sessão, como o TJRS faz”, disse o coordenador da Coordenadoria Judiciária do TJMT, João Bosco Monteiro da Silva.
 
Os desembargadores Paulo da Cunha, Clarice Claudino da Silva e João Ferreira Filho participaram da reunião. “É o caminho natural, que vai atacar um dos maiores problemas do Judiciário que é a morosidade. Imagine os benefícios trazidos pelo julgamento virtual. Fará grande diferença”, considerou o desembargador João Ferreira Filho. Durante o encontro os servidores também tiveram oportunidade de dirimir dúvidas e fazer sugestões.  
 
Leia outras notícias sobre o assunto:
 
 
 
 
 
 
 
Fotos: Jocil Serra/Agência Phocus
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394