Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

28.04.2015 18:21

VG: Justiça Comunitária realiza mutirão com êxito
Compartilhe
Tamanho do texto:
O último mutirão da Justiça Comunitária em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande, realizado na semana passada na Escola Municipal Maria das Graças, no bairro Jardim Glória II, contabiliza 472 procedimentos e esclarecimentos jurídicos e sociais. Na ação, que já faz parte do calendário permanente do programa Justiça Comunitária, foram realizados 67 atendimentos somente pela Justiça, ocasião em que foram resolvidas diversas questões. Dentre elas pensão alimentícia, divórcio, emissão de segunda via de RG, direito de moradia digna e guarda de filhos. Ainda foram feitas 243 orientações jurídicas e sociais.
 
Além disso, os agentes comunitários da Justiça realizaram 16 visitas domiciliares no bairro para identificar possíveis idosos ou portadores de necessidades especiais que não puderam se deslocar até o local do mutirão, mas que estavam necessitados dos serviços ali oferecidos.
 
Nessas visitas, foram registrados casos de pessoas que não recebem o Bolsa Família e de cidadãos que vivem em moradias precárias, apesar de já estarem inscritos em programas de habitação há muito tempo. São pessoas que nunca tiveram posicionamento do Poder Público sobre a entrega do imóvel.
 
Também foram resolvidos dois casos de conflitos escolares, um deles foi uma evasão escolar de aluno que está com a mãe doente. Outra situação foi de um aluno de cinco anos com síndrome do pânico que saiu da escola sem o acompanhamento de um responsável. Mesmo sem guarda para realizar o controle de acesso, a escola foi responsabilizada. Foi feita uma conciliação entre a avó do menino e a coordenação da unidade escolar que resultou na confecção de um documento incumbindo a direção de não deixar a criança sair sem a companhia da mãe ou da avó.
 
Na área da Saúde foram 140 atendimentos. Deste total, 30 agendamentos de exames de mamografia, 50 doses de vacinas aplicadas e 60 aferições de pressão arterial. Também foram feitas palestras pela Defensoria Pública direcionadas aos pais sobre a importância da família na escola e outra direcionada a crianças na faixa etária de 4 a 9 anos sobre como realizar uma boa escovação.
 
Além de acompanhar as dicas recebidas pelos dentistas, as crianças também assistiram a vídeos para visualizar na prática as técnicas de escovação e receberam aplicação de flúor. Durante todo o dia, das 8h às 15h30, a meninada também se envolveu em dinâmicas de interação e aprendeu brincando que a conciliação e o diálogo são as melhores saídas para os conflitos.
 
O resultado foi considerado exitoso pelos organizadores. “A ação foi bastante proveitosa, os pais dos alunos compareceram e ficaram muito agradecidos pelas ações. Isso mostra que o trabalho da Justiça Comunitária é realmente muito importante. Junto com os parceiros, conseguimos contemplar todos os anseios da comunidade, levar a Justiça ao encontro das pessoas, orientações de cidadania e ações preventivas”, avalia o coordenador da Justiça Comunitária na Comarca de Várzea Grande, juiz Luis Otávio Pereira Marques.
 
O magistrado observa ainda que a população visitada é carente de tudo, de recursos e informação. “O projeto vai ao encontro de quem precisa. Vai levar alento às pessoas que têm dificuldade de transporte”, completa.
 
A ação foi tão positiva que já tem duas solicitações de outras escolas, uma no bairro da Manga e outra no bairro 13 de setembro. “A ação foi tão boa que tiveram pais que faltaram ao trabalho para prestigiar o evento”, conta a servidora do programa Justiça Comunitária Paula Adriana de Freitas.
 
Leia mais:
 
Magistrados visitam postos da Justiça Comunitária
 
Justiça Comunitária aperfeiçoa atuação
 
Reunião define membros do Conselho
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409