Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

20.07.2015 08:03

Programa realiza quase 6 mil atendimentos
Compartilhe
Tamanho do texto:
Em um único dia, a equipe da Coordenadoria Estadual do Programa Justiça Comunitária e parceiros realizaram 5.945 atendimentos na Escola José de Barros Maciel, localizada no centro de Nossa Senhora de Livramento (42km ao sul de Cuiabá). O mutirão foi realizado no dia 11 de julho.
 
Dentre as ações desenvolvidas as mais solicitadas foram as orientações dos agentes da Justiça Comunitária de Cuiabá, com 2.517 registros; as doações de mudas oferecidas pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), que totalizaram mil pés distribuídos; seguido das informações e orientações dos agentes da Justiça Comunitária de Várzea Grande, que somaram 555 pedidos, além das 500 vacinas de gripe aplicadas.
 
Segundo o coordenador do programa, juiz José Antonio Bezerra Filho, apesar de haver planejamento do número de atendimentos, o grande volume superou as expectativas. “Tivemos a participação bastante vultosa da população, fato que nos faz ter ainda mais responsabilidade e comprometimento com o trabalho. Esta é a verdadeira inclusão social: devolver a cidadania às pessoas”, explica.
 
Em 100 dias a Justiça Comunitária efetuou mais de oito mil atendimentos entre a Capital e cidades do interior do Estado. “Tenho que agradecer nossos parceiros, pois o mérito desses números também é deles. Eles não medem esforços para realizar esse trabalho com êxito”, pontua o magistrado.
 
Conforme a gestora do programa, Tatiane Guerra, além dos mutirões, o Justiça Comunitária promove uma vez ao mês ações em praças públicas com a entrega de panfletos, atendimentos e orientações sobre questões jurídicas. Assim como realiza palestras informativas sobre drogas, prostituição infantil, violência, entre outros temas. Outra vertente do programa são os atendimentos semanais que ocorrem regularmente aos sábados nos postos da Justiça Comunitária nos bairros.
 
Cronograma - O próximo local a ser contemplado com o mutirão é o Distrito de Nossa Senhora da Guia, que receberá a equipe e parceiros na Escola Estadual Filogônio Corrêa, no dia 15 de agosto. Os atendimentos vão se estender a Acorizal e o Distrito de Aguaçú.
 
O cronograma prevê nos meses subsequentes ações em Cuiabá, Várzea Grande e interior mato-grossense. O encerramento deste ano ocorre em dezembro com a ação de Natal.
 
Parceiros - Dentre os parceiros estão integrantes da Justiça Comunitária de Várzea Grande, Ouvidoria, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), Programa Bem Viver, Juizado Volante Ambiental, Polícias Militar e Civil, Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Unic (Unijuris), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Secretaria Municipal de Educação.
 
Leia mais sobre o Justiça Comunitária:
 
Mutirão beneficia população de Livramento
 
Justiça Comunitária promove mutirão em Livramento
 
Agentes comunitários terão curso de Libras
 
Justiça Comunitária faz mais de 1600 atendimentos
 
Poder Judiciário vai às escolas e lança concurso
 
 
Foto: André Romeu
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409