Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

10.03.2016 09:07

Cáceres lança oficina de parentalidade dia 21
Compartilhe
Tamanho do texto:
  
No dia 21 de março (segunda-feira), a partir das 13h, a Comarca de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) vai implantar na cidade a Oficina de Pais e Filhos, que tem como objetivo maior fortalecer o vínculo entre pais em processos de separação e filhos. O evento será realizado pelo Centro de Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em parceria com a Primeira Vara Cível da comarca, responsável pelos processos de Família e Sucessões.
 
Os participantes, provavelmente 20 casais, serão escolhidos entre os processos litigiosos em tramitação e casos pré-processuais também, ou seja, aquelas que ainda não viraram ação. “O evento é voltado para pais que estão em processo de separação com a finalidade de mostrar que a ruptura da união não deve interferir na vida dos filhos, que a parentalidade vai continuar para sempre. Em momento algum o objetivo da oficina é fomentar uma reconciliação de casais, o nosso objetivo são pais e filhos”, explica a juíza titular da vara, Alethea Assunção Santos.
 
A reunião é realizada com o auxílio de psicólogos e assistentes sociais, na qual o público é dividido em grupos de pais, filhos crianças e filhos adolescentes. De acordo com a magistrada, com as crianças o assunto é tratado de forma lúdica, já com os adolescentes e adultos é abordado usando vídeos, músicas, palestras e outros recursos disponíveis.
 
“Para os pais nós tentamos mostrar como as crianças se sentem com o divórcio, como elas são afetadas. Às vezes um comportamento dos pais que pode parecer ingênuo, como, por exemplo, mandar o recado que a pensão está atrasada, pode magoar o filho”, destaca.
 
Sobre os resultados positivos que a Oficina promove nas pessoas que passam pelo curso, a juíza Alethea afirma que os benefícios são contabilizados muito mais na vida das pessoas, principalmente dos filhos, que no número de processos. 
Ela ressalta ainda que é muito importante que os pais percebam a importância da carga negativa que eles podem levar para a vida dos filhos quando eles trazem as crianças e adolescentes para dentro de discussões que são exclusivas de adultos, como é o caso de pensão, partilha e visitas, por exemplo.
 
Cejusc Cáceres – A gestora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Cáceres, Adriana Del Castanhel, afirma que na secretaria chegam a ser impetrados quase 50 novos casos mensalmente, sendo que cerca de 90% são casos de família. “As pessoas estão internalizando a cultura da mediação e já procuram o Centro para que possamos fazer um acordo”.
 
A juíza Alethea Assunção afirma que a implantação do Cejusc em Cáceres foi extremamente importante para diminuir o número de processos de Família na comarca, que chegou já chegou próximo a quase seis mil, e também para manter este número em um patamar salutar. Atualmente tramitam cerca de 2.500 processos referentes ao tema na Vara de Família.
 
Leia mais sobre o assunto nos links abaixo.
 
Poxoréu realiza 1ª oficina de pais e filhos
 
TJMT promove 1ª oficina de parentalidade de Cuiabá
 
Núcleo de Conciliação consolida trabalho em 2015
 
Comarca faz Oficina de Parentalidade e Divórcio
 
Keila Maressa/Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409