Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

12.04.2016 16:41

PJe: servidores de Sorriso passam por treinamento
Compartilhe
Tamanho do texto:
Magistrados e assessores de gabinete que atuam na Comarca de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá) estão participando de capacitação para utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que será instalado na Comarca no dia 19 de abril. A capacitação, que está acontecendo na Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso, é voltada para o público interno da comarca.
 
 
O curso, realizado entre os dias 11 e 15 de abril, foi dividido em turmas para facilitar o aprendizado de todos. Na segunda-feira (11 de abril) a capacitação foi voltada para os oficiais de Justiça, das 8 às 12 horas. Nesta terça-feira (12 de abril) o treinamento para magistrados e assessores acontece durante todo o dia.
 
 
Quem está fazendo o curso aprovou a iniciativa. “Acho muito importante este treinamento, porque é o momento de tirarmos as dúvidas. No começo estava achando um pouco difícil, mas com a prática estas dificuldades vão desaparecer. É uma ferramenta que vai facilitar muito o nosso trabalho, principalmente com relação à celeridade. Considero o PJe uma plataforma revolucionária”, afirma a assessora de gabinete Paula Cristina Balestrin.
 
 
Trabalhando no Judiciário há seis anos, a assessora Érica Fernanda dos Anjos diz que o curso é bastante explicativo. “Tudo é ensinado passo a passo. O instrutor é muito atencioso, tira as nossas dúvidas e nos orienta. O PJe com certeza será muito bom para nós. Vejo a ferramenta com bons olhos”.
 
 
Para a juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Correa, da 6ª Vara da Comarca de Sorriso, o treinamento tem sido bastante fácil, já que na vara onde ela atua a ferramenta é utilizada na classe de mandado de segurança. “O que nós utilizamos é bem parecido com a plataforma do processo civil, da área comum. Estou achando o treinamento excelente, o curso é bastante didático e o instrutor competente”.
 
 
A magistrada diz que o processo eletrônico vai ajudar na rotina da secretaria, já que não será mais necessário encartar o processo. “Do escritório do advogado o processo vai direto para o gabinete do magistrado, isso vai economizar tempo. Acredito que a dificuldade que teremos será nos gabinetes, em razão da conexão de internet, que oscila muito. Tem que haver investimento por parte das concessionárias para melhorar a internet no interior”.
 
 
Conforme o instrutor da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Rosivaldo Rodrigues, o treinamento está ocorrendo com tranquilidade. “Como alguns já usam o PJe, não estão tendo dificuldades em manusear a ferramenta, que em si é bastante simples. Todas as varas de Sorriso, com exceção das criminais, contarão com esta plataforma a partir do dia 19 de abril”.
 
 
Nos dias 13 e 14 de abril, das 8 às 18 horas, o treinamento será para os servidores das secretarias da comarca. A capacitação também acontece na Escola dos Servidores. Já para o público externo, o curso será ofertado na própria comarca. No dia 15 de abril, das 9 às 12h será voltado para os advogados e das 14 às 18h para defensores, promotores e procuradores.
 
 
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso já implantou o Processo Judicial Eletrônico em 44 órgãos julgadores do 1º Grau, entre Varas Judiciais e Juizados Especiais.
 
Leia mais sobre o assunto:
 
Magistrados de Rondonópolis se preparam para o PJe
 
Oficiais de justiça fazem treinamento sobre PJe
 
TI conclui migração para PJe em Lucas do Rio Verde
 
 
Janã Pinheiro/Fotos: Otmar de Oliveira (Agência F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409