Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.08.2016 17:52

Projeto alocativo inicia implementação de melhoria
Compartilhe
Tamanho do texto:
Em reunião realizada nesta quinta-feira (18 de agosto), o grupo formado pela vice-diretora geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Vânia Mazarello Monteiro da Silva, gestores e assessores de cinco Varas Especializadas de Fazenda e nove Varas de Feitos Gerais da Comarca de Cuiabá iniciou o processo de implementação de boas práticas de gestão. As melhorias fazem parte das ações do Projeto Alocativo de Recursos Humanos, implantando no Poder Judiciário de Mato Grosso, sob orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

As propostas, em sua maioria, elaboradas por servidores do Judiciário durante as oficinas de boas práticas obtiveram percentual de 99,9% de aprovação por parte dos magistrados, de acordo com a gerente de projetos da Coordenadoria de Recursos Humanos, Jane Barbosa. “Os magistrados ficaram surpresos e elogiaram muito as sugestões de trabalho dos nossos colaboradores, tanto que, alguns delas já estão em uso nas Varas Especializadas e outras também validadas, serão postas em prática o mais breve possível. Um dos recursos adotados que simplificaram as atividades foi a movimentação processual que deixou de ter que ser remetida a outro setor para ser efetuada, o que evita o retrabalho e a morosidade no trâmite, já que um único setor pode fazê-la”.

Segundo ela, o projeto piloto enfatiza a unidade judiciária como um todo, sem distinção de setores. “O projeto não difere gabinetes e secretaria, o que facilita o andamento das atividades rotineiras de cada setor e confere maior mobilidade dos processos”, explica.

As melhorias estabelecidas referem-se diretamente a procedimentos, juntada de aviso de recebimento (AR), juntada de mandados, cumprimentos, preenchimento ao anexo de racionalização na juntada de peças, aspectos gerais e normatização ou aditamento de legislação vigente da Central de Mandados para alteração de ‘zona’ sem a necessidade de devolução de mandados, entre outras definições.

Com a conclusão desta etapa do projeto começam a surgir os resultados previstos, a exemplo do aperfeiçoamento da entrega dos serviços judiciários ao cidadão e o aumento do índice de produtividade dos servidores.

Leia mais:

Magistrados participam de oficina de boas práticas

Oficina discute boas práticas no Judiciário

Projeto Alocativo realiza oficina de boas práticas


Viviane Moura
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409