Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

12.09.2016 08:07

TJMT integra mutirão de mediação digital
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec) está organizando um mutirão para divulgar a mediação digital em todo o Brasil, inclusive em Mato Grosso. A plataforma virtual já foi criada no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e será fomentada no mutirão a partir do dia 3 de outubro.
 
Conforme explica o juiz auxiliar da Vice-Presidência do TJMT e presidente do Fonamec, Hildebrando da Costa Marques, a plataforma funciona por meio do cadastro de empresas de consumo que negociam diretamente com os clientes em débito.
 
As partes vão se comunicando de forma online, o cliente passa sua demanda e a empresa apresenta a contraproposta. Após finalizado o acordo, as partes têm a opção de fazer o acordo extrajudicial, solicitar a homologação judicial ou ainda pedir uma audiência presencial, tudo por meio de poucos cliques.
 
“Este lançamento nacional será feito para dar visibilidade ao sistema da mediação digital. Tenho certeza que será um sucesso”, afirma o magistrado.
 
A preparação para o mutirão já está em andamento. Membros do Fonamec se reuniram em Brasília na quinta-feira (8 de setembro) com o objetivo de avaliar o cadastro nacional das empresas que participarão da plataforma. Até o momento, 17 empresas nacionais já estão cadastradas, entre elas estão a Vivo, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco e B2W (Submarino).
 
Ainda de acordo com o juiz Hildebrando da Costa Marques, o trabalho de adesão das empresas será feito com mais intensidade, a fim de aumentar as possibilidades de mediação entre os jurisdicionados de Mato Grosso.
 
“Por enquanto não temos nenhuma empresa regional de Mato Grosso cadastrada, mas as empresas estão aderindo bem. Vamos intensificar esse trabalho de adesão e buscar outras companhias”, ressalta.
 
Em breve, o link direto de acesso à plataforma Mediação Digital estará disponível no site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
Conheça a plataforma AQUI.
  
Leia também:
 
TJMT participa de mutirão nacional digital
 
Pacificação: Fonamec discute uso da tecnologia
 
  
Mylena Brun
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409