Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

08.11.2017 17:18

Coaching vocal é entrevistada pela Estação TJ
Compartilhe
Tamanho do texto:
Uma das profissionais mais conceituadas de Cuiabá quando o assunto é produção vocal esteve na rádio web Estação TJ na manhã desta quarta-feira (8 de novembro). Raquel Rocha concedeu entrevista ao programa Estação da Arte, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, com transmissão ao vivo no site da Estação TJ e nas caixas de som espalhadas pelo TJ.
 
A produtora vocal e fonoaudióloga contou um pouco sobre sua carreira, iniciada aos 12 anos com a música gospel e o violão. Raquel estudava no Colégio Presidente Médici, em Cuiabá, no período da manhã e à tarde ensinava violão para os colegas e até mesmo para os professores.
 
“Eu percebia que já tinha uma certa facilidade para ensinar, que eu nasci para ser professora. Eu descobri que amo isso, mais do que ser cantora, eu amo ensinar. Essa troca é uma coisa muito boa para mim”, revelou.
 
 
Raquel se formou em Educação Artística – habilitação em Música na Universidade Federal de Mato Grosso, em 1998, e decidiu cursar Fonoaudiologia no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) em 2006, para se especializar ainda mais no estudo da voz.
 
“Quando o cliente chegava com alguma alteração de voz, eu não sabia o que fazer, a não ser encaminhar para um médico. Isso gera uma frustração muito grande para o cliente porque ele já gasta com o professor de canto, ainda precisa pagar o tratamento fonoaudiológico, então são duas coisas que fazem a pessoa desistir do sonho. Eu fui buscar a Fonoaudiologia justamente para que esse cliente fique comigo, onde eu pude tratá-lo sem que ele desistisse do sonho de cantar”, explica.
 
A Fonoaudiologia lhe deu base para compreender a questão fisiológica, funcional e a
anatomofisiologia da voz. “Tudo isso me ajudou a conhecer profundamente o estudo da voz, que é minha grande paixão hoje. É o que eu faço da hora que eu acordo até a hora em que eu durmo”, complementa.
 
A grande paixão de Raquel é a música gospel. Seu primeiro álbum foi uma coletânea gravada em 1997 com outros artistas cantando músicas gospeis. Na carreira solo, Raquel gravou o disco “Sonhos” e por último um álbum com músicas cristãs tradicionais, datadas de até 500 anos.
 
Com o passar do tempo, Raquel deixou a carreira de cantora de lado para ser exclusivamente coaching vocal e hoje administra sua empresa Raquel Rocha Produção Vocal  ao lado do marido, Thiago Quinteiro.
 
Quem quiser conhecer o trabalho de Raquel Rocha pode prestigiar o espetáculo PraStar Concert, que será realizado por seus clientes no dia 28 de novembro, às 20h, no Teatro Zulmira Canavarros.
 
Confira outras participações do programa Estação da Arte:
 
Estação da Arte valoriza música autoral
 
Sarah Mitch fala da carreira na Estação da Arte
 
Contadora de histórias encanta ouvintes do TJ
 
  
Mylena Petrucelli/Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409