Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

04.06.2019 11:10

Cartilha do Nosso Judiciário servirá de material para trabalhos com alunos
Compartilhe
Tamanho do texto:
 A cartilha do programa Nosso Judiciário passará a ser instrumento de estudo para os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Profª Elza Luiza Esteves. Com isso eles poderão saber conhecer um pouco mais sobre a justiça, além de levar ensinamentos para a vida. O material foi entregue na manhã desta terça-feira (4 de junho), durante a visita do projeto na instituição, no bairro Canjica, em Cuiabá. O material, de fácil interpretação, ilustrativo foi apresentado a 140 alunos durante palestra, uma forma, também de aproximar o Poder Judiciário da sociedade.
 
Um trabalho pedagógico com os estudantes foi organizado com base na cartilha do Nosso Judiciário para ser trabalhado após a palestra. Quem informa é a diretora da instituição de ensino, Antonia Corsina. “A partir desse material fornecido pelo Tribunal de Justiça nós montamos um trabalho para ser feito com os alunos e já está no planejamento dos professores, como parte integrante da disciplina Ensino Religioso e Ciências Sociais. Será feito todo um trabalho de desmembramento desta cartilha visando o aprofundamento do tema em nossa unidade escolar”, afirma.
 
Antonia Corsina destaca a importância dessa parceria do Tribunal com as escolas, como forma de levar novos conhecimentos sobre o Judiciário. “Como gestora escolar acredito que esta é uma oportunidade única para nossos alunos, professores e técnicos de aproximação do Poder Judiciário e, além disso, de ter mais conhecimentos. O Judiciário vem até a escola e oportuniza que a gente tire as dúvidas a respeito de questões do cotidiano. Para nós está sendo muito importante”, avalia.
 
Durante a palestra, ministrada pelo servidor Neif Feguri, os olhares ficam atentos à cartilha e às informações repassadas. Quem aprendeu um pouco mais foi o aluno do 9º ano, Maurício Morais de Araújo. Ele conta que aprendeu a diferença do grau de responsabilidade de juízes, desembargadores e ministros. “Gostei da palestra. Essa é uma responsabilidade que temos que entender e também a diferença dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, que cada um tem sua função na sociedade”.
 
Luiz Felipe Monteiro, também do 9º ano, tinha dúvida sobre o que era Primeira e Segunda Instâncias dentro da estrutura do Judiciário. “Acho muito importante informar sobre a área jurídica, principalmente para crianças e adolescentes para criarmos mais uma responsabilidade e ter mais conhecimento”.
 
Essa é a 11ª escola visitada em 2019 e de acordo com Neif Feguri, há mais 11 convites para que o Tribunal de Justiça visite outras instituições, tanto do ensino fundamental, administradas pela Prefeitura de Cuiabá quanto do ensino médio, que são as estaduais. “Vamos atender a todos os convites. Com a instituição de hoje chegamos a 83 escolas a serem contempladas pelo projeto Nosso Judiciário.”
 
 
Reconhecimento – Pela importância de suas ações voltadas à comunidade estudantil, o presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha recebeu, da Câmara Municipal da Capital, Moção de Aplausos pelo desenvolvimento do projeto Nosso Judiciário.
 
Confirma mais sobre o assunto:
 
Presidente recebe moção pelo projeto Nosso Judiciário
 
 
Escola Antônio Epaminondas recebe Nosso Judiciário
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393/3409