Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

04.05.2020 14:51

Corregedoria promove 12 correições remotas em abril e prepara mais 9 esta semana
Compartilhe
Tamanho do texto:
Esta semana mais nove unidades judiciais de Mato Grosso irão passar pela correição remota, projeto que está sendo colocado em prática pela Corregedoria-Geral da Justiça usando dados do Sistema Omni para discutir, em videoconferência, melhoria de cinco indicadores (Taxa de congestionamento, Mais sentença com resolução de mérito, Tempo de tramitação e Metas 1 e 2 do CNJ - julgar mais processos que os distribuídos e julgar processos mais antigos).
 
Até agora 12 unidades participaram da dinâmica, nove só entre os dias 28 a 30 de abril, outras três passaram pela correição on line no dia 23 abril. Nas videoconferências, o corregedor-geral, desembargador Luiz Ferreira da Silva, acompanhado do juiz auxiliar Emerson Luiz Cajango e da auditora da Corregedoria, a técnica judiciária Renata Bueno, se reúne com magistrados e servidores da unidade e apontam as mudanças necessárias para uma prestação jurisdicional mais célere.
 
De acordo com a auditora da Corregedoria, a correição remota já vinha sendo planejada desde o ano passado, antes do isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), em busca da economicidade. “A previsão era economizar cerca de 75% em relação ao orçamento de 2018, já que para a correição remota não haveria necessidade de deslocamento das equipes”, lembra Renata Bueno.
 
“Outro ganho com esta modalidade é o número maior de unidades atendidas. Antes tínhamos um limite de uma unidade por mês. Só em abril 12 unidades participaram e agora esse acompanhamento será constante”, afirma. “O corregedor Luiz Ferreira sempre nos orientou a fazer mais com menos e com a correição remota estamos cumprindo esta determinação”.
 
Segundo a auditora, o acompanhamento constante da CGJ dos trabalhos realizados nas unidades garante o bom atendimento ao cidadão. “A buscado do Judiciário em melhorar os indicadores tem sempre como finalidade melhor atender nosso cliente. Nosso maior anseio é reduzir o tempo de tramitação de um processo para que o cidadão tenha resposta daquilo que o fez buscar a justiça. Quando falamos de ter mais sentença com resolução de méritos, estamos dando uma resposta com qualidade para o cidadão”, define.
 
Esta semana passarão pela correição remota as comarcas de São Félix do Araguaia, Itaúba e Araputanga, no dia 05 de maio (terça-feira), Rosário Oeste, Feliz Natal e Marcelândia, na quarta-feira (06) e Porto Esperidião, Aripuanã e Cláudia (na quinta-feira - 07).
 
Correições Remota No dia 28 de abril, a CGJ realizou a correição remota por videoconferência com três unidades judiciais.
A primeira reunião on line atendeu a Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá. Participaram do encontro on line os juízes Bruno de Oliveira Marques e Celia Regina Vidotti ,e a gestora da unidade judiciária, Sirlene Rodrigues Machado Gimenez.
 
Na mesma tarde, houve videoconferência com integrantes da 4ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá: Carlos Roberto Barros de Campos e a gestora da unidade judiciária: Giselle Brito Campos. E o terceiro encontro virtual se deu com o juiz Ivan Lúcio Amarante da 2ª Vara da Comarca de Vila Rica e a gestora da unidade judiciária, Clarice Viega.
 
No dia seguinte, 29 de abril, a correição remota atendeu outras três unidades. Começando com a 3ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá (João Thiago de França Guerra e a gestora, Giselle Brito Campos), seguida pela reunião on line com ao juiz da Vara Especializada Família e Sucessões de Sinop, Gleidson de Oliveira Grisoste Barbosa e a gestora da unidade, Paula de Sá Pereira. Finalizando a tarde de videoconferências com o juiz da Vara Única Da Comarca De Cotriguaçu, Dante Rodrigo Aranha da Silva e o gestor Ezequiel Serafim da Paixão Mazzeto.
 
Já na quarta-feira (30), os encontros remotos atenderam a magistrada Daiene Vaz Carvalho Goulart 2ª Vara de Sorriso e logo mais, a juíza Daiane Marylin Vaz, da Vara Única de Brasnorte e o gestor da unidade Alan Jhones de Oliveira, fecharam a participar das correições remotas com a equipe da CGJ de abril.
 
Leia matéria correlata
 
Corregedor da Justiça faz correição virtual em três unidades em apenas uma tarde
 
Corregedor dá andamento em correições remotas em três unidades judiciárias de MT
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br