Comissão conhece realidade do Complexo Pomeri

Os parlamentares verificaram as dependências das Unidades de Internação Masculina Definitiva e Provisória, além do Lar Menina Moça e constataram in loco a realidade dos menores em conflito com a lei, bem como da estrutura disponibilizada para a socioeducação desses jovens.

Para o promotor que atua na Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Rogério Bravin de Souza, a visita por parte da Assembleia Legislativa foi muito importante para as melhorias que precisam ser dedicadas ao sistema socioeducativo. “São meninos jovens, que erraram, mas é preciso verificar que eles querem uma oportunidade. Eles precisam de apoio e incentivo, e também que tragam essas melhorias para dentro do socioeducativo”.

A deputada estadual Janaina Riva, presidente da Comissão do Legislativo, disse que a avaliação do que se viu durante a visita não é boa. Ela apontou a situação de abandono que se estende já por alguns anos. “Algumas coisas mínimas já poderiam ser feitas e mudariam a realidade de vida desses meninos. Às vezes, a gente cobra lá fora e não tem noção do que eles vivem aqui dentro. Esses menores estão pagando pelo ato que cometeram e gostariam de estar trabalhando e aprendendo para sair daqui e ter uma vida diferente”, discorreu a deputada.
Na visão dela, esses jovens, vivendo da forma como estão, irão reincidir e cometer novos crimes. A parlamentar contou que eles cobraram da comissão aulas de produção de tapete, de computação, entre outros cursos, para se ocuparem e qualificarem. “Eles cobraram isso da Comissão. Dessa forma atual dificilmente saem daqui ressocializados”.
Janaina Riva informou que o próximo passo da Comissão será realizar uma audiência pública para fazer um grande debate sobre essa situação e as recomendações ao Governo do Estado, o que os deputados constataram durante a visita, bem como sugestões. “Também vamos ouvir os gestores, o administrativo, os agentes. Precisamos ouvi-los para saber como o Estado pode ajudar a resolver essa dificuldade”, informou.

Também integram a Comissão e acompanharam a visita os deputados estaduais Wilson Santos e Pery Taborelli.
A Comissão convidou o juiz Jorge Iafelice para a audiência pública que será realizada em data a ser definida.
O magistrado apresentou à comissão todos os dados referentes ao Sistema Socioeducativo, bem como a realidade acerca desse tema.
Leia matérias já publicadas sobre o assunto:
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409