Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.05.2012 17:30

Desembargadora profere palestra sobre conciliação
Compartilhe
Tamanho do texto:
 
Presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Poder Judiciário de Mato Grosso, a desembargadora Clarice Claudino da Silva proferirá uma palestra sobre o tema na noite desta quarta-feira (23 de maio) aos acadêmicos de Direito do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). A palestra terá início às 19h30, no Núcleo de Práticas Jurídicas.
 
            A desembargadora proferirá palestra a convite da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), que mantém um projeto de levar magistrados às universidades para debater uma série de assuntos relativos ao Direito. Para a desembargadora, trata-se de uma ótima oportunidade para disseminar entre os futuros operadores do Direito a cultura da conciliação e mediação, em contraposição à cultura de litígio existente hoje no Brasil.
 
Segundo a desembargadora, o que ocorre normalmente hoje é que durante o primeiro contato com o cliente, o advogado já começa a pensar em que tipo de ação ele poderá propor na Justiça, sem sequer sugerir ao cliente outros meios de solução de conflitos, como a conciliação e a mediação. Para a mudança dessa cultura, a magistrada considera fundamental a sensibilização dos estudantes.
 
Consciente de que a conciliação e a mediação são meios mais baratos, rápidos, eficazes e satisfatórios de se dirimir conflitos, a desembargadora destaca a importância do empoderamento da sociedade e da comunidade para resolver seus próprios conflitos, tendo apenas a Justiça como mediadora da solução. Decisões judiciais, ao contrário das conciliações, sempre trazem insatisfação, pelo menos a um das partes. “Isso sem falar no abarrotamento da Justiça, que é inegável”, observou.
 
A palestra desta quarta-feira será a segunda proferida pela desembargadora Clarice Claudino da Silva sobre conciliação e mediação a estudantes universitários. A primeira foi realizada na Unirondon, no início do ano, para os acadêmicos do curso de Direito.   
 
Leia notícias correlatas:
 
 
 
 
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394