Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.04.2016 10:35

PJe: êxito em migrações em Jaciara e Cláudia
Compartilhe
Tamanho do texto:
A migração do sistema Processo Judicial Digital (Projudi) para o Processo Judicial Eletrônico (PJe) foi concluída com sucesso nos Juizados Especiais Cíveis das comarcas de Cláudia (620 km ao norte de Cuiabá) e Jaciara (144 km ao sul) no último fim de semana (10 de abril).
 
Ambas as unidades judiciais já contam com o PJe em pleno funcionamento no juizado desde terça-feira (12 de abril), em cumprimento à agenda de disseminação da ferramenta, conforme cronograma pré-definido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
 
Nessas duas comarcas, técnicos da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT trabalharam para migrar 5.151 processos, sendo 4.314 em Cláudia e 837 em Jaciara.
 
Segundo o gestor de projetos da TI, Rafael Brecailo Kloeckner, a migração correu de forma tranquila, como tem sido nas demais comarcas por onde a equipe da TI tem passado. Ele informou que para a migração dos dados várias etapas anteriores são realizadas, uma delas é a validação. Durante esse período os problemas que porventura ocorrerem são resolvidos previamente antes mesmo da finalização da migração.
 
“O processo de migração nas comarcas de Cláudia e Jaciara correu sem nenhuma incidência e com o trabalho de dois dos nossos técnicos. Está tudo sob controle e transcorrendo normalmente”, acrescentou.
 
A instrutora da TI Edilene Pereira Araújo disse que ao todo são mais de 43 mil processos que tramitam por meio do PJe, que está presente em 47 órgãos julgadores, incluindo Rondonópolis, Cláudia e Jaciara.
 
A Comarca de Rondonópolis recebeu o PJe nesta terça-feira (12 de abril) e as próximas que passarão pela implantação da ferramenta são Sorriso e Juscimeira (19 de abril), além da Turma Recursal (26 de abril).
 
Rafael Brecailo explica que todas as comarcas (juizados) que receberão a plataforma passarão pelo mesmo procedimento: migração no fim de semana e na terça-feira a implantação.
 
O PJe é uma plataforma que permite celeridade e inteligência ao trâmite processual. Em Mato Grosso o objetivo da atual gestão é implantá-lo em 51% das unidades judiciais até o final de 2016, incluindo todo o Segundo Grau de jurisdição.
 
Referência - A concepção da ferramenta responsável pela migração começou em 2011 em parceria com outros tribunais do país. Em 2015 Mato Grosso assumiu sozinho a continuidade do processo de migração.
 
No fim do mês de março o desembargador Marcelo Gobbo Dalla Déa, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, coordenador do Comitê Nacional Gestor do Processo Judicial Eletrônico da Justiça dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, esteve na sede do TJMT em reunião com o presidente Paulo da Cunha. Na oportunidade, Gobbo conheceu os progressos conquistados na migração de processos que tramitavam no Projudi e que gradativamente estão sendo transferidos para o PJe.
 
De acordo com o magistrado visitante, o TJMT deu uma grande solução, exemplo para outros tribunais, não só pela eficiência, mas também pela confiabilidade da migração de um sistema para outro. “É necessário que se diga que o Estado de Mato Grosso está muito avançado nesta área de migração e é um exemplo a ser seguido pelo país inteiro”, ressaltou o magistrado na oportunidade.
 
Veja matérias correlatas:
 
Rondonópolis recebe o Processo Judicial Eletrônico
 
PJe: Servidores passam por treinamento
 
Magistrados de Rondonópolis se preparam para o PJe
 
PJe busca a unificação de linguagens
 
Migração de processo para PJe é tema de reunião 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409