Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

07.10.2011 09:30

Mediação e conciliação devem ser uniformizadas
Compartilhe
Tamanho do texto:
Uma das maiores inovações da Semana Nacional da Conciliação de 2011 é a construção de um diálogo com os núcleos de conciliação em todos os estados brasileiros. Pensando nisso, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aproveitou o Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação, realizado nesta quinta-feira (6 de outubro), em Brasília, para reiterar que as práticas conciliadoras não devem se limitar aos mutirões, mas sim serem ações constantes do judiciário.
 
Desta forma, os participantes do encontro foram divididos em grupos de trabalho de acordo com a área de atuação de cada um, ou seja, da Justiça Estadual, Federal e Justiça do Trabalho. Representando Mato Grosso, o coordenador do Núcleo de Conciliação do Poder Judiciário Mato-grossense, juiz Hildebrando da Costa Marques, participou das discussões sobre a implantação e atuação dos núcleos de conciliação nas unidades judiciárias estaduais.
 
Os trabalhos no grupo da justiça comum foram conduzidos pelo juiz André Gomma, membro do Comitê Gestor de Conciliação do Conselho Nacional de Justiça. Durante a troca de ideias entre os participantes, o magistrado ressaltou a importância do treinamento de servidores para atuarem nos acordos consensuais. Segundo ele, a meta do CNJ é organizar uma rede de instrutores para apoiar núcleos e centros de conciliação em todos os estados. “Os servidores precisam entender muito bem de conciliação e mediação para serem aptos a realizá-las”, complementou.
 
Para o juiz e coordenador do núcleo em Mato Grosso, Hildebrando da Costa Marques, o encontro superou as expectativas. “Além de expor as ações para a Semana Nacional da Conciliação, o evento também proporcionou a discussão de políticas de estruturação dos núcleos de conciliação e as dificuldades enfrentadas pelos núcleos já instalados. Esta troca de experiência vai colaborar para o bom andamento dos trabalhos do núcleo em Mato Grosso”, frisou.
 
            Aproveitando o momento, o juiz Hildebrando Marques informou que na próxima semana (17 a 21 de outubro), um grupo de 24 servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso será treinado por uma equipe técnica de três servidores do Poder Judiciário de Pernambuco sobre técnicas de mediação e conciliação. Os instrutores foram capacitados por equipes do CNJ e se tornaram multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. O coordenador do núcleo em Mato Grosso explicou que a expectativa é que o Estado ande pelo mesmo caminho. “A intenção é que, após o treinamento desses servidores para atuarem no núcleo de conciliação, eles também compartilhem as técnicas com outros servidores que forem atuar nos métodos consensuais”.
 
O curso em Mato Grosso, que terá a duração de 40 horas/aula, será promovido pelo próprio Núcleo de Conciliação, em parceria com a Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva. Os instrutores irão se nortear com material pedagógico desenvolvido pelo CNJ, que envolve um manual de mediação judicial e vídeos explicativos.
 
Políticas de Comunicação – Durante o encontro, também foi apresentado o Projeto de Comunicação para a Semana Nacional da Conciliação de 2011. O objetivo é criar canais estratégicos de comunicação entre o Conselho Nacional de Justiça e outros Tribunais, um trabalho integrado entre as coordenadorias de Comunicação Social. A meta é divulgar a Resolução nº 125 do CNJ, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário e, consequentemente, divulgar a semana da conciliação deste ano.
 
Leia notícias relacionadas:
 
 
 
 
 
 
 
Fotos: Assessoria de Imprensa do CNJ
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tj.mt.gov.br
(65) 3617-3393/3394