Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

12.08.2016 10:10

Estação TJ completa dois anos com novidades
Compartilhe
Tamanho do texto:

A Estação TJ, web rádio do Poder Judiciário de Mato Grosso, comemora nesta sexta-feira (12 de agosto) dois anos de programação trazendo um dos maiores ícones do rasqueado cuiabano: Pescuma, Henrique e Claudinho. Eles são os artistas que deram voz à música “É bem Mato Grosso”, composta por Pescuma, e que, na voz do trio, se tornou o segundo hino de Mato Grosso: “É bem Mato Grosso, o guaraná ralado, o pacú assado, manga madura no quintal. É bem Mato Grosso, banho de rio ou cachoeira, pescaria no Teles Pires, Araguaia ou Pantanal...”.
 
Os três vão participar do quadro Estação da Arte, às 10h, que vai ao ar excepcionalmente hoje em razão do aniversário da rádio. A partir da próxima semana, o quadro volta a ser transmitido às quartas-feiras, às 10h.
 
Nesta sexta eles vão participar de uma entrevista ao vivo, conduzida pela radialista Maíra Matos e pela jornalista Cristina de Azevedo, para falar sobre a trajetória de sucesso do trio. Eles também darão uma palinha para os ouvintes e, após o programa, serão recebidos pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha.
 
O aniversário está sendo aguardado por toda a equipe. A radialista Maíra Matos, que está na condução dos programas da rádio desde o início, diz estar muito feliz em fazer parte desta história. “É muito bom ver a Estação TJ completando dois anos. É gratificante ver servidores mandando e-mails elogiando a programação, ver que a rádio está caindo no gosto popular e que está sendo reconhecida. A rádio tem esse poder de interagir com o ouvinte, conversar diretamente com as pessoas e levar alegria ao ambiente de trabalho”, destaca.
 
A jornalista Cristina Azevedo também se dedica e aprecia a função social da rádio como meio de democratizar a informação, o entretenimento e a comunicação. “Acredito muito no poder da rádio. Ela está expandindo e transcendendo o espaço físico do TJ. Parafraseando o professor de canto Pio Toledo, a música tem poder restaurador, traz alegria e faz parte de técnicas de mediação, inclusive. A rádio acompanha a evolução do TJ na melhoria da prestação jurisdicional ao cidadão”, afirma.
 
O diretor da rádio, Álvaro Marinho, ressalta que dois anos para um veículo de comunicação é muito pouco, mas apesar de a rádio “estar engatinhando”, já demonstra maturidade ao inovar constantemente a programação. A cada três meses, a Estação TJ investe em novos atrativos para cair no gosto do ouvinte. A última mudança foi em julho, com mais investimentos em cultura. Já passaram pelo recém-criado quadro Estação da Arte a cantora Ana Rafaela, os humoristas Nico e Lau, o maestro e fundador do instituto Flauta Mágica, Gilberto Mendes, o guitarrista Ricardo Sardinha, que integra a banda de rock cuiabana Strauss, e o professor de música Pio Toledo.
 
Álvaro destaca que outras características da Estação TJ são a leveza, o dinamismo e a interatividade. Além dos ouvintes poderem pedir músicas, informações jornalísticas são distribuídas por toda a programação em pílulas. “O nosso foco é que a rádio não seja só referência no TJ, mas fora também. É uma rádio que tem facilidade de acesso por ser web, também tem uma programação eclética e oferece um misto de músicas com informações jornalísticas”, frisa.
 
Diariamente, a rádio encaminha matéria para a Rádio Justiça. Também há uma parceria com a Rádio Rodovia para divulgação de matérias da instituição e todas as informações em áudio são postadas no NK2News. Este é um site especializado em postagem de informações jornalísticas tanto de rádio quanto de TV.
 
O coordenador de Comunicação do TJMT, Ranniery Queiroz, explica que a web rádio atende à Resolução 85 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Destaca ainda que esse é um dos veículos de comunicação mais antigos e que gera excelentes resultados. “Nós temos a participação maciça dos servidores demonstrada pela utilização de links e a parceria com a TI proporciona a facilidade no acesso a esse veículo, que é dinâmico e de baixo custo para o Poder Judiciário. A abertura da rádio para artistas de fora do Poder Judiciário, que depois são recebidos pelo presidente do TJ, demonstra que esse veículo ainda vai conquistar muito espaço daqui pra frente”, avalia. “A equipe está de parabéns pelo trabalho realizado e o Judiciário pela maturidade em utilizar esse veículo!”, acrescenta.
 
O presidente do TJMT, desembargador Paulo da Cunha, demonstra entusiasmo com o papel social da rádio, que leva aos quatro cantos do Estado notícias da gestão e informações para democratizar a Justiça. “O nosso estado tem uma vasta extensão territorial, são 904 mil km², e a rádio consegue chegar a todos com mensagens e notícias. Muitos servidores e magistrados estão a 1.200 km da sede do Tribunal e esse veículo consegue nos aproximar deles”, frisa.
 
Parceria antiga - Pescuma é antigo parceiro do Poder Judiciário. Por três anos consecutivos ele compôs o júri do Concurso de Talentos Musicais do Poder Judiciário, o “The Voice Cuiabano”, como o próprio artista já definiu. O evento foi realizado nos anos de 2012 a 2014 no auditório do Fórum da Capital, para comemorar o Dia do Servidor Público, em 28 de outubro.
 
Novidades - Além das presenças ilustres, a Estação TJ completa dois anos trazendo mais novidades na programação. O próprio Estação da Arte é um dos seis programas e quadros que já estão sendo executados desde julho, mas que foram pensados para marcar este segundo aniversário.
 
Dentre os quadros novos estão ‘As dicas de português do Professor Germano’. O artigo em áudio vai ao ar às segundas-feiras, às 17h. Às terças-feiras, neste mesmo horário, é a vez do quadro ‘Juridiquês’, que explica o significado de expressões e termos utilizados na Justiça e no meio jurídico.
 
Às quartas-feiras, às 10h, o Estação da Arte traz entrevistas semanais ao vivo com artistas regionais para valorizar a cultura mato-grossense. Às quintas-feiras, às 17h, é a vez da Estação das Cinco, que traz um bate papo tão agradável quanto um chá das 5. A notícia sempre vem com o nome de um lanche para deixar o clima mais leve e descontraído.
 
Toda sexta-feira, às 17h, a Estação Cultural traz a agenda cultural com os principais eventos do fim de semana, shows, peças de teatro e filmes em cartaz no cinema. No Tom da Estação, às 18h, você ouve outra entrevista semanal sobre os mais variados assuntos de interesse comum.
 
Leia, abaixo, matérias correlatas.
 
Estação TJ completa um ano com nova programação
 
Evento mostra alegria e talentos de servidores
 
Show levanta plateia em festa do servidor
 
Shows e apresentações fazem a festa dos servidores
 
  
Glaucia Colognesi
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409